Venezuela
A normalização de relações com os EUA foi o tema principal do encontro de alto nível mantido entre a ministra dos Negócios Estrangeiros bolivariana Delcy Rodríguez, o presidente da Assembleia Nacional venezuelana Diosdado Cabello e uma delegação norte-americana chefiada pelo conselheiro do Departamento de Estado Thomas Shannon. A reunião decorreu sábado, 13, no Haiti, sob os auspícios do presidente do país, Michel Martelly.
Em nota divulgada no domingo, 14, pela Agência Venezuelana de Notícias, o governo de Caracas sublinhou que «o encontro realizou-se dentro do processo de aproximação bilateral visando a normalização das relações diplomáticas, no quadro do respeito da legislação internacional, a soberania e a autodeterminação dos povos».
O representante norte-americano já tinha estado na capital venezuelana em Abril, tendo reunido com o presidente Nicolás Maduro e outros dirigentes do país. Estas diligências ocorreram depois de Barack Obama ter assinado um decreto no qual qualificava a nação sul-americana como uma ameaça extraordinária à segurança dos EUA, no âmbito da ofensiva que levou à suspensão, em 2010, das respectivas representações diplomáticas. A intensa campanha mundial de repúdio da política de Washington e de apoio à Venezuela obrigou os EUA a recuar.