PE adiou votação do TTIP
O presidente do Parlamento Europeu, o social-democrata, Martin Schulz, decidiu adiar a votação, prevista para dia 10, do relatório sobre o controverso Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP).
Invocando uma norma do regulamento que permite adiar o debate quando surge um número elevado de alterações em plenário, Schulz pretendeu na realidade evitar o provável chumbo do documento, dadas as divergências no seio da grande coligação entre sociais-democratas e a direita.
Em grande parte, estas divergências resultam da crescente pressão da opinião pública, já que, na comissão do Comércio Internacional, dia 28 de Maio, os dois principais grupos haviam votado favoravelmente o projecto de relatório.
Com efeito, no dia 9, a plataforma Stop TTIP anunciou ter já recolhido 2,1 milhões de assinaturas em 14 países contra o acordo transatlântico, não obstante a recusa da Comissão Europeia em considerar a petição europeia.