Memória e futuro
No dia 2, foi apresentado o projecto «Uma memória e um futuro para o Barreiro – Reforço e promoção da identidade territorial», com o objectivo de apostar no património local com recurso às novas tecnologias, de modo a potenciar o património ferroviário, industrial e ambiental.
O projecto tem uma exposição, patente no Espaço Memória, no Parque Empresarial da Baía do Tejo; uma aplicação para o telemóvel, que funciona como um «google» do concelho; e uma página específica na Internet. No dia 27, em diversos espaços do concelho, que foram símbolos da resistência, têm lugar iniciativas de carácter musical e cultural, e no dia 28 realiza-se um passeio de cicloturismo pelas zonas industriais.
Em declarações à Lusa, Carlos Humberto, presidente da autarquia, informou que será colocado em Lisboa um painel táctil «que permita que as pessoas saibam o que existe no outro lado do Rio Tejo». «A aposta no turismo é uma realidade, e, por isso, em breve vamos apresentar o Plano Estratégico do Turismo», afirmou.
A autarquia vai também realizar um investimento de cerca de 100 mil euros para dotar a biblioteca municipal de novos produtos tecnológicos.