Polónia convoca reservistas

O Ministério da Defesa polaco anunciou a convocação de várias centenas de reservistas para exercícios militares obrigatórios.

O programa, que deverá envolver 12 mil pessoas ao longo de 2015, «constitui o mais alto nível de controlo de aptidão para a mobilização e o combate», afirmou em comunicado o Ministério, negando uma ligação com «acontecimentos actuais, políticos ou militares».

O ministro da Defesa, Tomasz Siemoniak, havia revelado, dia 20, a intenção de renovar e reforçar as suas reservas, mas excluiu a hipótese de reinstaurar o serviço militar obrigatório.

Falando num Congresso de organizações de defesa civil que reuniu em Varsóvia cerca de 800 representantes de mais de uma centena de organizações, Siemoniak defendeu uma cooperação mais estreita entre as Forças Armadas e estes grupos, considerando serem «um bom complemento ao pessoal de reserva do exército».



Mais artigos de: Breves Europa

Greve cancela voos na Lufthansa

Os pilotos da Lufthansa cumpriram na semana passada uma greve de quatro dias, afectando cerca de 220 mil passageiros, segundo estimativas da companhia alemã. Esta foi a 14.ª greve dos pilotos desde Abril do ano passado, quando a empresa anunciou a retirada da possibilidade de aposentação aos...

Espanhóis forçados a emigrar

O número de cidadãos de Espanha que fixaram residência no estrangeiro aumentou 48 por cento desde 2009. Nesse ano, os dados oficiais contabilizavam 1,4 milhões de nacionais a viver noutros países. No início de Janeiro último eram já 2,18 milhões. O aumento...