Multimilionários

As 400 pessoas mais ricas do mundo aumentaram as respectivas fortunas em 92 mil milhões de dólares em 2014. No total, indicam os cálculos efectuados pela agência norte-americana Bloomberg, os multimilionários acumulam 4,1 biliões de dólares.

Dados recentes divulgados pela mesma fonte indicaram que 85 indivíduos detinham mais riqueza do que metade da população do planeta, e que os um por cento mais ricos possuíam metade da riqueza mundial.

Desde 2008, quando eclodiu a actual fase da crise do capitalismo, o total de multimilionários disparou de 793 para 1645, adianta, por seu lado, a Oxfam, que atribui o facto ao resgate dos bancos com recurso a fundos públicos e à imposição de cortes nas despesas dos estados e às privatizações.



Mais artigos de: Breves Internacional

Cimeira

O Fórum China-Comunidade dos Estados da América Latina e Caraíbas (CELAC) reúne hoje e amanhã, em Pequim. Na primeira cimeira do espaço «intergovernamental de cooperação política, económica e comercial», como se define, criado em meados...

Argentina

Os fundos de investimento travam uma «guerra sem armas» com objectivos políticos, acusou o ministro da Economia argentino. Axel Kicillof deu como exemplos da «estratégia generalizada de utilização das questões financeiras como campo de batalha contra determinados...