- Nº 2143 (2014/12/23)
PCP interpela Governo sobre distribuição da riqueza

Valorizar o trabalho e os trabalhadores

Assembleia da República

Perda de «recursos e de conhecimento», com reflexo negativo no desenvolvimento do País, eis outra das consequências da actual política de rendimentos em «benefício do capital e em prejuízo do trabalho», com «desvalorização profissional e social dos trabalhadores».

A deputada comunista Diana Ferreira ilustrou essa desvalorização abordando a área da saúde e em particular a situação dos médicos, enfermeiros e técnicos que nela prestam serviço. Com a aposentação antecipada de médicos, que saem do SNS ou emigram, o que se perde é «conhecimento que não passa para a nova geração», advertiu a deputada comunista, encontrando ainda razões de preocupação nos factores – falta de condições de trabalho e desenvolvimento profissional – que levam jovens médicos a ponderar a sua saída do País.

O mesmo em relação aos enfermeiros, confrontados entre emigrar como alternativa ao desemprego e à precariedade, ou ficar por cá tendo como certa uma desvalorização da sua condição económica.

Sobre o que não restam dúvidas é quanto ao facto de a emigração de profissionais de saúde, que fazem falta ao SNS, se traduzir num «enorme desperdício», lamentou Diana Ferreira, lembrando estar em causa a perda de investimento na sua formação ou a «possibilidade de melhorar a qualidade e a eficiência dos cuidados de saúde prestados pelo SNS».

Panorama em tudo idêntico ao que se passa no ensino e investigação, na perspectiva da deputada comunista, que deu como exemplo os «investigadores científicos que se perpetuam como bolseiros de investigação», vendo assim bloqueada a sua integração na carreira».

«Política de baixos salários para trabalhadores altamente qualificados que os empurra para a emigração, levando consigo o capital de conhecimento adquirido e o possível contributo que poderiam dar ao desenvolvimento do País», constatou Diana Ferreira, convicta de que só uma política alternativa assegurará a valorização do trabalho e dos trabalhadores, condição para o desenvolvimento e progresso do País.