Defender a Saúde
Cerca de 250 pessoas concentraram-se, sexta-feira, 7, frente ao Ministério da Saúde para exigirem a construção do novo centro de saúde de Santa Iria da Azóia e entregaram ao ministro uma moção nesse sentido. A iniciativa, convocada pela Comissão de Utentes da Saúde daquela freguesia de Loures, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e membro do Comité Central do PCP, Bernardino Soares, além de outros eleitos pela CDU nas autarquias.
A reivindicação de um novo centro de saúde em Santa Iria de Azóia remonta a 1986. A actual infra-estrutura nunca reuniu condições mínimas, situando-se num terceiro andar sem elevador, explica a Comissão de Utentes na convocatória do protesto, adiantando, ainda, que em 2012 foi disponibilizado um terreno para a construção da nova unidade e que o actual executivo camarário tem vindo a insistir para que a obra seja concretizada, mas a tutela arrasta o processo, acusam.
Pelo direito à Saúde concentrou-se, também, o povo da Cabrela. Mobilizada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos, a população daquela freguesia de Montemor-o-Novo reivindicou, dia 3, a reposição do regular funcionamento do posto médico, luta para a qual conta com o apoio dos eleitos e órgãos autárquicos do concelho.
Já no Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, o salão da Junta de Freguesia encheu, dia 25 de Outubro, para analisar o prosseguimento da luta pela contratação de mais médicos no concelho e contra a reclassificação em baixa do Hospital de Aveiro, pretexto para reduzir e concentrar serviços, afirmam.