Editorial
Opinião
Actual

Murros na mesa

«É importante que os governos não sejam subalternos, não sejam subservientes, que percebam que numa...
Actual

Uma mortalha chega e sobra

Arvorando aquele seu ar de adventista preocupado com a melena rebelde e adoptando, porventura inconscientemente, uma cada vez mais acentuada...
Actual

O anátema

Estão em luta há quatro anos. Contra os roubos nos salários e nas reformas, contra a violação da...
Crónica Internacional

América Latina pós eleições

Outubro foi um mês eleitoral intenso na América Latina, com as presidenciais e legislativas da Bolívia, Brasil e Uruguai....
A talhe de foice

Os burros

Quem teve a paciência de ouvir o discurso de Passos Coelho no encerramento das «jornadas parlamentares» conjuntas do PSD e...
PCP

Uma proposta com futuro

No passado dia 15 de Outubro, foi discutida e votada na Assembleia da República uma proposta integrada apontando a renegociação da dívida pública, a preparação do País para a libertação do euro e a recuperação do controlo público da banca. Foi a primeira vez que uma iniciativa com este conteúdo e alcance teve lugar em Portugal e, claro está, apareceu pela mão do PCP.

Em Foco

A alternativa para uma vida melhor

É no ataque aos direitos e conquistas sociais dos trabalhadores e do povo (a par da deferência com que é tratado o capital, em contraponto) que melhor se vê a marca de água da política de direita. Esse é um traço identificador que, porventura, melhor exemplifica a natureza de classe das escolhas que marcaram a acção dos governos nos últimos 38 anos.


Mais e mais exploração

A política de exploração, enquanto instrumento de acumulação capitalista, tem assentado em três eixos...

Salário mínimo nacional

O desprezo dos governos da política de direita pela vida dos trabalhadores está bem patente no caso da...

Ofensiva cerrada

Têm sido uma constante os ataques do capital contra a contratação colectiva, visando limitar a acção...

A luta de massas

Tem sido enorme o caudal de luta desenvolvida pelos trabalhadores portugueses. Greves e paralisações,...

Pôr fim aos ataques

É do interesse das várias gerações de trabalhadores e também do povo a defesa da saúde financeira do...

Sempre a cortar

É a partir de 2010, com o governo do PS, no âmbito do PEC, e logo a seguir com o pacto de...
PCP

Afirmar a alternativa

Uma política patriótica e de esquerda», afirma o PCP no novo folheto que está em distribuição por todo o País, inserido na acção nacional.

Há força para romper com<br>a política de direita

Jerónimo de Sousa participou, nos dias 23, num comício na Figueira da Foz, inserido na acção nacional do Partido «A Força do Povo por um Portugal com Futuro – uma Política Patriótica e de Esquerda».

Defender o mundo rural

No sábado, Jerónimo de Sousa esteve em Vila Real a participar num almoço inserido na...

Inverter o rumo de afundamento

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, recebeu os cerca de 200 militantes e simpatizantes do PCP que participaram, domingo, na 8.ª Assembleia da Organização Regional da Guarda.

Avante com Abril

Sob o lema «Reforçar o PCP, derrotar a política de direita – Avante com Abril»,...

Artes do espectáculo

O sub-sector das artes do espectáculo do Sector Intelectual de Lisboa do PCP realizou, no dia 18, a sua segunda assembleia de...

Painel restaurado

O painel mural do Centro de Trabalho Soeiro Pereira Gomes, onde funciona a estrutura central do Partido, foi recentemente restaurado. O Avante! foi conhecer a autora da obra.

Crescer e avançar

O concelho de Santa Maria da Feira, actualmente integrado na Área Metropolitana do Porto, tem uma extensão de 213,45 km2...

A Justiça na encruzilhada

«A política de Justiça e o regime democrático» foi o mote de um debate promovido pelo PCP, no dia 24, inserido nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Trabalhadores

Manifestação nacional amanhã

Convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a manifestação nacional de trabalhadores da Administração Pública que se realiza esta sexta-feira, em Lisboa, representa um ponto alto na luta contra o Orçamento proposto pelo Governo para 2015 e contra a política de direita que nele surge agravada.

EGF deve ficar pública

No dia 23, em Lisboa, sindicatos, trabalhadores, utentes e eleitos locais exigiram ao Governo que recue na privatização da empresa que domina dois terços do sector de resíduos sólidos.

Seguros pelo contrato

As seguradoras têm que cumprir o contrato colectivo em vigor e aumentar os salários congelados há quatro anos, exigiram os trabalhadores frente à associação patronal do sector.

Luta na Galp Energia

Uma «tribuna pública de denúncia, protesto e luta» teve lugar no dia 27,...

Alerta pela EMEF

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário e a Comissão de Trabalhadores da EMEF decidiram realizar uma...

Compensações via armador

As compensações financeiras pela proibição total da pesca da sardinha, que o Governo decidiu atribuir aos...

Eleições na CIL

A 27 de Novembro vai ter lugar a eleição da Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores da...
Assembleia da República

Evitar males maiores ao País

O PCP considera que o actual Governo está «cada vez mais atado com arames» e que a inevitável derrocada é indissociável da luta persistente dos trabalhadores e das populações que a ele e à sua acção destruidora corajosamente se opõem.

Impedir a destruição da PT

Foi entregue pelo PCP no Parlamento um projecto de resolução que visa travar a liquidação da PT, Portugal Telecom, garantindo a defesa do interesse nacional.

Defender bem vital

O PCP reafirmou a sua oposição total à privatização da água, defendendo que todos os passos...

Extorsão autorizada

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou, no passado dia 17, o projecto de lei do PCP que visava proibir a cobrança pelos bancos de...

Sempre a aliviar o capital

Foi aprovada pela maioria PSD/CDS-PP e pelo PS, dia 17, com os votos contra do PCP, PEV e BE, uma alteração ao Código do...

Dignificar e valorizar

Foi aprovada pela AR, recentemente, a proposta de lei que introduz alterações ao modo de organização e...
Nacional

«A Urgência de Lutar por Abril»

Sob o lema «Pelos Direitos e a Dignidade das Mulheres – A Urgência de Lutar por Abril», teve lugar, sábado, 25, no Fórum Lisboa, o 9.º Congresso do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), realizado num contexto político, económico e social marcado por profundos retrocessos, pela acentuação das desigualdades, da exploração, da injustiça e exclusão sociais e de outras violências, em que as mulheres são particularmente atingidas.

Gestão incompetente

Fazendo o «balanço de um ano de mandato da actual maioria PS», a CDU de Torres Novas alertou para as «consequências desastrosas» que a mesma trouxe, «num caminho absolutamente errado».

Grande dia de luta

No dia 23 de Outubro os estudantes do Ensino Básico e Secundário realizaram, um pouco por todo o...

Oposição eficaz

Em Matosinhos, José Pedro Rodrigues, vereador da CDU com o pelouro da Mobilidade e Transportes, considerou que um ano de mandato...

Fora de embrulhadas no Porto

Um ano passado desde a tomada de posse das assembleias e juntas de freguesia da cidade do Porto, resultantes das eleições...
Europa

Trabalho com direitos!

Um mar de gente desfilou, dia 25, na capital italiana, em protesto contra a reforma das leis laborais, proposta pelo governo do Partido Democrático, que visa facilitar os despedimentos.

Luta na via-férrea

Os ferroviários belgas desencadearam na semana passada várias paralisações decididas localmente que levaram ao cancelamento de mais de meio milhar de comboios.

Estudantes contra cortes

O Sindicato de Estudantes de Espanha realizou três jornadas de luta, entre 21 e 23, em defesa da educação pública...
Internacional

Mudança mantém-se <br> no Planalto

Na mais renhida votação de sempre para a presidência do Brasil, Dilma Rousseff superou o candidato da direita, Aécio Neves, e foi reeleita prometendo aprofundar e aperfeiçoar as mudanças no país.

«Guerra humanitária» <br> e «danos colaterais»

Cerca de 32 civis, incluindo seis crianças, estarão entre as vítimas dos bombardeamentos dos EUA na Síria a pretexto do combate ao Estado Islâmico, força terrorista até aqui apoiada pelo imperialismo, que mantém Kobane a ferro e fogo.

Vivos os queremos!

No passado dia 26 de Setembro, após uma manifestação contra o modelo de...
Temas

Um enorme aumento<br>de impostos em 2015

Está neste momento em curso uma gigantesca operação de manipulação e mentira levada a cabo pelo Governo com o objetivo de convencer a opinião pública de que se verificará em 2015 uma redução da carga fiscal. Infelizmente vários órgãos de comunicação social e mesmo jornalistas têm colaborado nessa campanha de engano dos portugueses. O que vai acontecer em 2015 é outro enorme aumento de impostos sobre os trabalhadores, pensionistas e outras classes que não auferem rendimentos de capital, e uma redução muito importante dos impostos sobre as empresas que beneficiará fundamentalmente as grandes empresas, com lucros elevados, que verão os seus lucros aumentar ainda mais, porque pagarão muito menos impostos ao Estado, podendo-se dizer mesmo que esta quebra é financiada pelas famílias portuguesas.

Argumentos
PCP

Uma proposta com futuro

No passado dia 15 de Outubro, foi discutida e votada na Assembleia da República uma proposta integrada apontando a renegociação da dívida pública, a preparação do País para a libertação do euro e a recuperação do controlo público da banca. Foi a primeira vez que uma iniciativa com este conteúdo e alcance teve lugar em Portugal e, claro está, apareceu pela mão do PCP.

TVisto

O trabalho forçoso

Uma das vantagens da televisão é a de nos presentear com surpresas sem que sejamos obrigados a fazer especiais esforços...
Cinema

A verdade e a mentira do cinema

Maidan, o documentário que abriu a Doc Lisboa é filme exemplar dos processos de manipulação emotiva, com a enorme...
Aconteceu

Galp tem 236 milhões de lucros

A Galp Energia registou lucros de 236 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um aumento de oito por cento face ao apurado em...

Bronze no judo

O português Nuno Saraiva conquistou, dia 23, a medalha de bronze na categoria de 73 kg dos Mundiais de Juniores de Judo, em Fort...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Domingo, 2 Beja...

A semana em resumo

Frases

“Devo dizer que, neste caso [do BES] me entristeceu bastante não poder fazer mais do...