Olhar para a realidade
A Direcção da Associação dos Agricultores do Distrito de Setúbal (AADS), reunida no dia 3 de Outubro, analisou e discutiu a situação da agricultura, e, como não podia deixar de ser, falou da realização, no próximo dia 23 de Novembro, do Congresso da CNA, em Penafiel.
Esta Associação abordou, de igual forma, o «contraste gritante entre a baixa do preço à produção e a subida no consumidor, acrescido do aumento galopante dos factores de produção em prejuízo dos agricultores, consumidores e dos interesses nacionais e da região, com o objectivo único de servir o agro-negócio». Em nota de imprensa, os agricultores do distrito de Setúbal deram ainda conta que as «ocorridas chuvadas causaram na região a perda total em mais de 30 hectares de tomate para a indústria, com prejuízos superiores a mais de 200 mil euros».
Num outro documento, a AADS informa que solicitou, recentemente, à Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República uma audiência sobre a Herdade da Comporta, do Grupo Espírito Santo, de forma a acautelar os legítimos direitos e interesses dos agricultores/rendeiros. A Associação recorda que os prestadores de serviços já não passam facturas em nome da Herdade da Comporta, querendo os agricultores/rendeiros assegurar a continuação dos seus contratos de arrendamento.