Editorial

OUTRO RUMO PARA O PAÍS

O Governo esforça-se por concluir a cruzada que o grande capital lhe confiou: levar o mais longe possível o processo de...
Opinião
A talhe de foice

Não podemos

«Não podemos ceder à tentação fácil do populismo de ocasião», despediu pela Câmara...
Actual

O «vazio»

O passado fim-de-semana foi profícuo em discursos e «novidades». Em Lisboa, Cavaco discursou no 5 de Outubro. Ignorou por...
Actual

Pedro, o «remediado»

São «casos» como este, de Passos Coelho e da Tecnoforma, que descredibilizam a política e os políticos....
Actual

Ensino em estado de Citius

Um mês depois do início do ano lectivo a situação nas escolas continua caótica e o desempenho do...
Crónica Internacional

Brasil – a luta continua

Com 42% dos votos expressos, Dilma Rousseff venceu a primeira volta das eleições presidenciais. Trata-se de uma boa...
PCP

Convergência e luta <br>por uma alternativa política

Romper com a política de direita e fazer emergir uma alternativa política, patriótica e de esquerda, constitui um imperativo nacional e patriótico. Imperativo que corresponde a uma legítima aspiração dos trabalhadores e do povo, de todos os democratas e patriotas que não aceitam o rumo de afundamento a que a política de direita vem condenando o País.

Em Foco

Neste nosso chão <br> semeamos Abril

Iniciou-se com um comício na Quinta da Atalaia e uma visita à Quinta do Cabo a campanha de fundos «Mais espaço, mais Festa – Futuro com Abril», que o PCP lançou para a aquisição de um novo espaço que permite ampliar a maior iniciativa político-cultural realizada em Portugal – a Festa dos trabalhadores, do povo e da juventude que projecta e afirma os valores de Abril, sementes fecundas da nossa luta.

PCP

Afirmar a alternativa patriótica<br> e de esquerda

Foi num ambiente de grande alegria e combatividade que o Secretário-Geral do PCP participou, dia 3, em Braga, no comício «Por uma política Patriótica e de Esquerda – A Força do Povo por um Portugal com futuro».

À mercê dos poderosos

O processo de integração capitalista europeu e os sucessivos governos têm convergido na destruição da capacidade produtiva do País, agravando a sua submissão.

Direitos e autonomia

Assumir responsabilidades. É isto que, para o PCP, o Governo Regional da Madeira deve fazer por ter alienado a...
Trabalhadores

Luta a crescer na Administração Pública

Trabalhadores da administração local e professores saíram à rua, na quinta-feira e no domingo, para exigir o respeito pelos seus direitos e a defesa de importantes garantias constitucionais. Entretanto, a Frente Comum convocou para o próximo dia 31, em Lisboa, uma manifestação nacional da Administração Pública.

CGTP-IN marca acções

O Conselho Nacional da CGTP-IN saudou as lutas realizadas mais recentemente, bem como as que estão em curso e em desenvolvimento, e convocou para Novembro um «dia nacional de indignação, acção e luta» e uma marcha.

Outubro no rumo certo

Pela defesa do serviço público, pelo cumprimento da contratação colectiva, pela melhoria dos salários e das condições de trabalho, a Fectrans/CGTP-IN está a dinamizar lutas nos transportes, que começam hoje e prosseguem ao longo do mês.

Conquistar direitos na Ficocables

O portão da Ficocables, na Maia, empresa do grupo espanhol Ficosa, foi local de concentração de mais de duas centenas de operárias e operários daquela fábrica que produz componentes para o sector automóvel, numa demonstração de crescente determinação na luta pelos seus direitos.

Conferência internacional

Na Biblioteca Municipal de Palmela, nos dias 3 e 4, com a participação de representantes de dezenas de...

Lutar nas cutelarias

Trabalhadores, dirigentes e delegados sindicais do Site-Norte realizaram, dia 3, uma tribuna pública no...

Em luta na hotelaria

Dirigentes e activistas da Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo...
Assembleia da República

Responder aos problemas<br> do povo e do País

É já no próximo dia 15 que o Parlamento discutirá o projecto de resolução do PCP para renegociar a dívida, preparar o País para a saída do euro e retomar o controlo público da Banca, visando «abrir caminho a uma política soberana de desenvolvimento nacional».

Pôr cobro ao saque

Sem desvalorizar simplificações que o tornem «mais transparente e perceptível por parte dos cidadãos»,...

Instabilidade e problemas crónicos

O PCP considera que os problemas no arranque das aulas deixaram de ser pontuais, numa ou noutra escola, e passaram a ser a «marca própria na maioria das escolas públicas».

Um maná para os negócios privados

O Governo diz que a sua política no plano dos transportes garante o serviço público, serve os utentes, salvaguarda os contribuintes. Nada disso, desmente o PCP, que adverte que a receita aplicada é um verdadeiro desastre para o País.

Propostas concretas do PCP

Anunciada por Bruno Dias foi a apresentação pela sua bancada de um conjunto de iniciativas legislativas com propostas concretas...

Passos deve esclarecimentos

Foi viabilizado sexta-feira passada, 3, com a abstenção da maioria PSD/CDS-PP, bem como do PS, e os votos favoráveis das...

Compras militares

O PCP acusou PSD e CDS-PP de promoverem uma «completa farsa» no relatório preliminar da comissão parlamentar de...

Branquear o fascismo

Foi chumbado com os votos contra do PSD, PS e CDS-PP, na comissão de Educação, dia 1, o...
Nacional

Homenagem <br>a Vasco Gonçalves

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) realizou, nos dias 4 e 5 de Outubro, um Congresso subordinado ao tema «Conquistas da Revolução – Homenagem ao companheiro Vasco, primeiro-ministro dos trabalhadores e do povo», culminando assim o conjunto de iniciativas comemorativas do 40.º aniversário da Revolução do 25 de Abril levadas a cabo por esta Associação.

«Reforçar a democracia, <br>preparar o futuro»

A Câmara da Moita realizou, entre 23 e 26 de Setembro, o Roteiro da Freguesia da Moita. O presidente da Câmara, os vereadores com pelouros e os eleitos da Junta de Freguesia contactaram de perto com agentes locais e população.

Água de excelente qualidade

A 1 de Outubro, Dia Nacional da Água, foi divulgado o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, referente ao ano de 2013, onde se constata, uma vez mais, que a água que chega às torneiras dos munícipes do Seixal é de excelente qualidade.

CDU defende os trabalhadores

A actual maioria na Câmara Municipal do Funchal (CMF), na Madeira, pretende impor a todos os trabalhadores da edilidade um acordo...

Crueldade marroquina

Hasena Elwali Aleya, activista dos direitos humanos, faleceu no dia 28 num hospital militar marroquino na cidade de Dakhla, ocupada por...

MDM prepara Congresso

Integrando o ciclo de debates que o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) está a realizar, no âmbito da...

Defender a paz

No ano em que se assinala os 100 anos do início da I Grande Guerra e os 75 anos do início da II Guerra Mundial, o Núcleo...
Europa

Contra cortes e aumentos

Em protesto contra os cortes dos orçamentos das universidades e o aumento das propinas, milhares de estudantes belgas manifestaram-se, dia 2, em Bruxelas.

Letónia sem mudança

O partido Saskana («Harmonia») foi a força mais votada nas eleições da Letónia, de dia 4, obtendo 23,13 por cento dos votos e 24 deputados dos cem que constituem o Saeima (parlamento).

Internacional

Dilma ganha vantagem <br> para a segunda volta

A actual presidente brasileira venceu no domingo, 5, a primeira volta das presidenciais no país, que ocorreram simultaneamente aos sufrágios para os parlamentos federal e estaduais, para o Senado e governos regionais.

Arsenal dos EUA <br> achado em Quang Tri

Trabalhadores vietnamitas descobriram este domingo, 5, um vasto arsenal de bombas e peças de artilharia que os EUA deixaram escondido no centro do país, no final da guerra no Vietname, em 1975.

Morales e MAS favoritos

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais e legislativas do próximo dia 12 na Bolívia chega hoje ao...

Coreias retomam diálogo

Uma delegação norte-coreana liderada por Hwang Pyong-so, recentemente nomeado vice-presidente da Comissão Nacional de...
Temas

Não à Privatização da Água!

Em 2010 uma Resolução da Assembleia das Nações Unidas reconheceu o direito à água potável e ao saneamento como direito humano. Com 122 votos a favor, 41 abstenções, e nenhum voto contra. Reconhecendo aquilo que tem sido uma reivindicação dos povos. A água é um bem essencial à vida, sendo que o acesso a este bem é um direito humano fundamental:
«1 . Reconhece o direito à água limpa e segura para beber e ao saneamento como um direito humano, que é essencial à plena fruição da vida e de todos os direitos humanos;
2. Apela aos estados e organizações internacionais para proverem recursos financeiros, capacitação institucional e transferência de tecnologia, através de assistência e cooperação internacional, em particular aos países em vias de desenvolvimento, no sentido de intensificar esforços para prover todas as pessoas de água potável limpa e de saneamento, seguros, acessíveis e baratos.»

Argumentos
História

As mulheres do meu País

Recordamos, entre a vasta obra de Maria Lamas – nascida há 120 anos –, «As Mulheres do Meu País» (1948),...
Cultura

Memórias da exploração

Decorrem durante todo o ano as comemorações dos 50 anos da Casa da Malta e dos 25 anos do Museu Mineiro de São Pedro da...
TVisto

Depois do desemprego

Não importa qual dos canais deu a informação: terá sido qualquer deles, um dos quatro ditos gratuitos, um dos...
Aconteceu

Despedido por comentários

O Tribunal da Relação do Porto confirmou a sentença do Tribunal do Trabalho de Matosinhos de despedimento, por justa...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 17...

A semana em resumo

Frases

“Caso não fosse sindicado pelo Tribunal Constitucional, [a proposta de lei do...