- Nº 2131 (2014/10/2)

Revolução no futuro que construímos

Internacional

O PCP destacou os 40 anos do 25 de Abril nas festas do L'Humanité, do Mundo Obrero e no Manifiesta, onde marcou presença com pavilhões próprios e participando em debates.

Image 16847

Na Festa do jornal francês, realizada entre 12 e 14 de Setembro em La Courneuve, Paris, camaradas e amigos portugueses em França voltaram a assegurar a construção e funcionamento do stand do PCP. Uma exposição sobre os 40 anos da Revolução de Abril marcou o conteúdo político do pavilhão e foi também o tema abordado num debate que contou com a participação de Pedro da Nóbrega, historiador, e de Rosa Rabiais, membro do Comité Central que liderou a delegação do nosso Partido.

Centenas de contactos foram feitos com os visitantes, nomeadamente através da distribuição de uma edição do Avante! impressa em francês.

Na Festa do L’Humanité realizaram-se diversos momentos culturais, desportivos e políticos, dos quais se destaca o comício onde interveio o director do L'Humanité e no qual participaram milhares de pessoas.

O 40.º aniversário da revolução portuguesa marcou, igualmente, a presença do PCP na Festa do Partido Comunista de Espanha, ocorrida entre 19 e 21 de Setembro em San Fernando de Henares, Madrid. Para além da exposição patente no stand do PCP – onde estavam disponíveis uma edição especial do Avante! e várias publicações, bem como produtos regionais portugueses –, Albano Nunes, do Secretariado do Comité Central, participou no debate «40.º aniversário da Revolução dos Cravos» organizado pelo PCE e no qual, além da intervenção do PCP sobre a revolução portuguesa, o contexto e luta actual do povo português, intervieram Juan Villanueva, responsável das Relações Internacionais do PCE, e René Gamborino, da União das Juventudes Comunistas de Espanha, que referiram o impacto da Revolução de Abril junto do povo espanhol, num momento em que este se encontrava sob jugo da ditadura fascista liderada por Franco.

Na Festa do PCE, que teve o seu momento alto no comício onde interveio o secretário-geral José Luis Centella, assinalou-se ainda os 25 anos do desaparecimento de Dolores Ibarrúri, La Passionaria, dirigente histórica do PCE.

ManiFiesta

Já no sábado, 20 de Setembro, o PCP, a convite do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB), participou no festival ManiFiesta, que decorreu na cidade de Bredene. A presença do PCP foi novamente marcada pela exposição comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril. Inês Zuber, deputada do PCP ao Parlamento Europeu, participou no debate intitulado «As mulheres e a redução do tempo de trabalho».

O ManiFiesta, organizado pelo semanário do PTB, Solidaire, e pela rede «Medicina para o Povo», é designado como o festival da solidariedade internacional, tendo acolhido cerca de centena e meia de organizações, sindicatos, embaixadas e partidos estrangeiros. Com animação, concertos, debates e exposições e com a realização de um comício com a presença de Peter Mertens, presidente do PTB, atraiu milhares de pessoas.