ANMP apela à defesa das escolas
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) responsabilizou o Governo pela «instabilidade gerada» na abertura do ano escolar e apelou às câmaras municipais para combaterem o encerramento de escolas onde elas são necessárias.
Segundo declarou, dia 9, em Coimbra, o presidente da ANMP, Manuel Machado, «há uma instabilidade que está a ser gerada na abertura do ano escolar, porque o Ministério da Educação não está a cumprir o que acordou com as autarquias».
Falando à imprensa no final de uma reunião do conselho directivo da ANMP, o eleito autárquico sublinhou que «não podemos ficar de braços cruzados, a ver encerrar escolas onde elas não devem encerrar, ou em sítios onde as novas escolas não tem condições adequadas para o ensino».
E lembrou que alguns municípios já avançaram com providências cautelares contra tais decisões do Ministério da Educação e Ciência, exortando os municípios nesta situação a «recorrerem a todos os meios legítimos ao seu alcance», incluindo o recurso aos tribunais, «para que este desmando do Ministério da Educação não prossiga».