- Nº 2128 (2014/09/11)
Desporto adaptado

Igualar na diferença

Festa do Avante!

Image 16628

São acolhidos sempre com simpatia e carinho. E eles sabem ser ali bem-vindos e, por isso, sentem-se bem, como em casa, sabendo também que a sua diferença é respeitada.

Na tarde de sábado, no terreiro junto ao Lago, foi esse afecto e vibração do público da Festa que os voltou a abraçar. Este ano, entre atletas e familiares, estiveram mais de seis dezenas.

São jogadores de BOCCIA da Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, instituição que a todos os títulos tem vindo a desenvolver um trabalho notável neste domínio. Isso tem sido visível de ano para ano, sendo que a mais recente etapa deste percurso dá pelo nome de Centro de Recursos para o Desporto Adaptado.

A funcionar na sede da Associação desde o início de 2014, o Centro proporciona materiais de desporto adaptado a escolas e colectividades, cobrindo 17 modalidades que vão desde o BOCCIA ao Goalball (que fez este ano a sua estreia na Festa), do andebol em cadeira de rodas à atrelagem adaptada. Área não menos importante é a da formação (cerca de 300 já realizadas), dirigida a docentes, técnicos de autarquias e de colectividades.

Esta é claramente uma «aposta ganha», considera o presidente da direcção da Associação, José Patrício, em conversa com o Avante!, não escondendo a satisfação por a instituição ter entrado também no campo da reabilitação terapêutica de proximidade, com uma equipa de técnicos de saúde que faz reabilitação ao domicílio a 20 crianças.

Mas as novidades não se ficam por aqui. A funcionar em plano está também um projecto de auxílio às famílias – «Cuidar do Cuidador», assim se chama –, constituído basicamente por uma equipa de enfermeiros que faz «babysiting» especializado, ou seja, proporciona aos pais a possibilidade de saírem de casa por algumas horas com a garantia de que os seus filhos ficam em boas mãos.

Outra boa notícia – e é com visível satisfação que José Patrício nos fala dela – é o projecto de teatro que está a nascer e que tem estreia marcada já para Novembro. Trata-se da peça «O recado», com representação a cargo dos jovens da Associação e seus familiares, que conta com a colaboração graciosa dos actores Marques d'Arede e Luzia Paramés. Uma peça cujo tema central é a «igualdade de oportunidades». Abordagem oportuna, ontem como hoje.