Editorial

LUTA FESTA CONFIANÇA

Contrariando os apelos à desmobilização associados à teoria das inevitabilidades e da ineficácia das lutas...
Opinião
Actual

Quando as pontes caem

No início deste mês, na linha da Beira Alta, um comboio de mercadorias com destino a Madrid descarrilou tendo sido o mais recente...
Actual

Sistémico...

O País assiste ao desenrolar do «folhetim» Espírito Santo. O discurso dominante já fala de «risco...
Actual

Caldo entornado

Consta que o velho Ford um dia irritado com as reivindicações dos seus trabalhadores ameaçou que os despediria e os...
A talhe de foice

Hidras

Hidra e Cérbero eram monstros da mitologia grega, irmãos com igual morfologia básica, a de possuírem várias...
Crónica Internacional

O «conflito» na Palestina

No momento da redacção deste artigo circula na comunicação social a possibilidade de um «cessar-fogo»...
PCP

Lutar todos os dias

O Partido tem vindo a denunciar que a política de direita e de abdicação nacional, ao serviço dos grandes grupos económicos, conduziu o País à mais grave situação económica e social do Portugal democrático. O Governo recorre à mentira e adulteração de dados económicos para passar a ideia de que existe uma recuperação económica, de que «valeram a pena os sacrifícios» e de que «quem põe em causa a ideia da recuperação económica está a desvalorizar o esforço dos portugueses».

Em Foco

Verão sem tréguas

Frente à Assembleia da República, no dia 10, numa tarde em que os termómetros marcaram mais de 30 graus, ficou patente que os trabalhadores não vão dar descanso ao Governo, persistindo na exigência da sua demissão e resistindo a cada uma das suas medidas.

No calor da luta

Imagens da manifestação nacional da CGTP-IN, no dia 10 de Julho, em Lisboa

PCP

Vitória da liberdade no Porto

A Câmara Municipal do Porto decidiu, anteontem, abrir um período de discussão pública visando a substituição do ilegal regulamento de propaganda. O PCP fala em «importante vitória da luta».

Organizar a resistência e a luta

Nas empresas e locais de trabalho, construindo a resistência e mobilizando para a luta em defesa dos direitos, o PCP assume-se como o partido dos trabalhadores.

Já saiu O Militante

«100 anos da I Guerra Mundial – Lutar contra o fascismo e a guerra» é o tema de capa da...

Festa da CDU em Boidobra

Jerónimo de Sousa participou, domingo, na Festa de Verão da CDU na freguesia de Boidobra, na...

Rui Moreira é cúmplice

O PCP acusa o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, de ser cúmplice dos ataques aos serviços...

Exemplo imortal

As comissões concelhias de Santa Maria da Feira e de Espinho do PCP homenagearam, no dia 5, o médico comunista Ferreira Soares,...
Trabalhadores

Barraqueiro tem que pagar

A Barraqueiro foi condenada a pagar dias de descanso compensatório não concedidos a dezenas de trabalhadores de uma das suas empresas.

País para filhos

A crescente degradação das condições de vida e de trabalho impede milhares de mulheres e casais de decidirem ter filhos, pelo que há que romper com a política e as medidas responsáveis por tal situação.

Vitória na STCP

O Tribunal da Relação do Porto, numa sentença de dia 11, confirmou a nulidade de um contrato de trabalho a termo na...

Cortes inaceitáveis

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública – que, tal como a FESAP, esteve reunida anteontem com o...
Assembleia da República

Que não se repita o BPN!

O PCP critica a «atitude de silêncio e cumplicidade» do Governo e do Banco de Portugal perante os factos que envolvem o Banco Espírito Santo, reclamando uma intervenção «rigorosa e transparente» que «salvaguarde o interesse nacional e apure a real situação» daquele grupo financeiro.

Branquear os responsáveis do crime

«Um desavergonhado branqueamento de responsabilidades do actual Governo e do ministro da Defesa Nacional», pelo qual perpassam muitas omissões e outras tantas distorções dos factos.

Novo assalto aos salários

A maioria PSD/CDS-PP aprovou dia 8, na generalidade, a reintrodução de cortes salariais na administração pública, medida introduzida em 2011 pelo governo do PS de José Sócrates e que vigorou até 2013.

Novo roubo dos recursos

Com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, a abstenção do PS, e os votos contra do PCP,...

A chaga da precariedade

A imposição de cortes salariais é apenas uma das peças dessa política mais vasta que visa intensificar a...

Dramas não param

Foram 4548 os subscritores da petição que pedia a revisão do regime jurídico do arrendamento urbano não...
Nacional

Impõe-se travar a destruição

Comissões de utentes, eleitos da CDU e sindicatos levam a efeito diversas iniciativas que têm por fito denunciar e reverter as consequências da política privatizadora no sector da Saúde.

Justiça para todos

Contra o novo mapa judiciário do Governo, o encerramento de tribunais e o esvaziamento do interior, cerca de três mil pessoas...

Defender Escola Pública e populações

Eleitos da CDU em vários municípios alentejanos alertam para efeitos negativos do encerramento de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresentam propostas para reverter a situação.

Travar a privatização da EGF

As acções judiciais interpostas pelos municípios de Loures e do Seixal visam travar a venda da participação do Estado na EGF e defender os interesses das autarquias e das populações.

Roubo à comunidade

O texto final apresentado pela comissão de Agricultura e Mar relativo ao projecto de lei 528/XII, do PSD...

«Catarina Eufémia»

Por iniciativa do núcleo de Almada da União de Resistentes Antifascistas (URAP), decorreu no sábado, dia 12, na Sala...
Europa

Um milhão em greve

Mais de um milhão de funcionários públicos britânicos cumpriram, dia 10, uma greve de 24 horas contra o congelamento dos salários e o prosseguimento das políticas anti-sociais.

Regressão na UE

A Comissão Europeia tenciona retirar o projecto de directiva da licença de maternidade, aprovado em 2010 pelo PE e ao qual o Conselho Europeu nunca deu seguimento.

Internacional

Barbárie sionista

Israel continuou a bombardear a Faixa de Gaza apesar de o Egipto ter proposto a suspensão da ofensiva que, em sete dias, já provocou mais vítimas que a agressão de 2012 e agravou o drama humanitário no território.

Assalto iminente

Donetsk e Lugansk ainda resistem às forças da junta fascista ucraniana apoiada pelo imperialismo, que insistem na violência contra os que se lhe opõem e nas provocações à Rússia.

Ocupação volta à agenda

A degradação da segurança na Líbia é de tal forma grave que as autoridades de Tripoli anunciaram, terça-feira, que ponderam a possibilidade de apelar a «forças internacionais» para ajudarem a restabelecer a ordem no território.

Palestina vencerá

Centenas de pessoas concentraram-se ao final da tarde de segunda-feira, 14, no Rossio, em Lisboa, expressando a sua solidariedade com o povo...
Temas

Um guia do processo revolucionário

O tomo V das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, que hoje, 17, é apresentado ao público no Grande Auditório do ISCTE, pelas 18 horas, dá início a uma nova fase da publicação da produção teórica do dirigente histórico do PCP em correspondência com o novo ciclo do processo revolucionário aberto pela revolução do 25 de Abril de 1974.

 

Milagre escondido com o rabo de fora

Nos primeiros dias de cada mês o Eurostat divulga as suas estimativas mensais sobre o desemprego e as taxas de desemprego referentes ao mês n-2 em cada um dos países da União Europeia. A 1 de Julho divulgou as suas estimativas referentes a Maio passado próximo.

Argumentos
TVisto

A bola e a bolsa

Como se sabe, na passada semana dois assuntos dominaram a comunicação social em geral e a televisão em particular: o...
Sociedade

Ai, como eu sofro!

Hoje existe muito sofrimento. E antes? «Eu sofro.» E os outros? O hábito de queixa reduz a realidade dos sofrimentos que...
Festa do Avante!

Festa do Avante! é a festa de Abril

«A Festa de Abril» é o lema da edição deste ano da Festa do Avante!, ou não se assinalasse em 2014 o 40.º aniversário da Revolução dos Cravos. Mas este podia, na verdade, ser o «cognome» da Festa do PCP, pois ela corporiza, como nenhuma outra realização, a fraternidade, a solidariedade, a paz, a cultura, o trabalho colectivo, o sonho – valores que Abril tornou realidade palpável e quotidiana e que a Festa fez e faz seus. Todos os anos.   

Aconteceu

População diminui em Portugal

Portugal registou no ano passado a taxa de natalidade mais baixa da União Europeia, com 7,9 nascimentos por mil habitantes, inferior...

Faleceu Charlie Haden

O contrabaixista norte-americano Charlie Haden faleceu, dia 11, em Los Angeles, aos 76 anos de idade. Charlie Haden actuou pela primeira...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 17  ...

A semana em resumo

Frases

“Tem de haver uma explicação [sobre a situação no Grupo...