Síria

Os grupos armados usaram armas químicas a noroeste de Aleppo, afirmou, dia 7, o ex-enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria. Em entrevista ao semanário alemão Der Spiegel, Lakhdar Brahimi confirmou a versão do governo sírio, segundo o qual foram os terroristas quem usou agentes tóxicos contra civis a 19 de Março de 2013.

Recorde-se que as potências imperialistas acusaram o regime de Damasco de ser responsável pelos ataques com armas químicas na Síria. Com esse pretexto, os EUA tentaram impor uma intervenção militar directa no território.

A campanha imperialista acabou por não se concretizar em resultado de um acordo entre norte-americanos e russos, que previa a eliminação do arsenal e de todos os competentes passíveis de produzir aquele armamento não-convencional, bem como o desmantelamento dos laboratórios.

A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e a ONU, em cooperação com as autoridades sírias, ficaram encarregadas de fazer cumprir o programa de transbordo e destruição do material, sublinhando, ao longo do processo (praticamente concluído), o empenho notável da Síria.

Pelo contrário, os grupos terroristas colocaram permanentes obstáculos perpetrando ataques e atentados visando os monitores da OPAQ e das Nações Unidas, e cercando áreas onde se encontravam armazéns militares.

Ainda no passado dia 27 de Maio, um grupo de seis inspectores internacionais e cinco colaboradores sírios foram sequestrados, isto apesar do cessar-fogo acordado entre o governo e os mercenários na região para onde se dirigiam. A equipa acabou por ser libertada.



Mais artigos de: Breves Intenacional

Equador

comissão de investigação à intentona, que entregou, segunda-feira, dia 16, um acervo de 70 mil documento à procuradoria-geral equatoriana. No relatório, a comissão revela o envolvimento de políticos, empresários e militares, no activo e na reserva, e detalha...

Fome

A subnutrição afecta quase um sexto da população mundial, segundo declarou, dia 12, em Roma, o director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano da Silva. Na apresentação da...

Suicídios

A recessão na Europa e na América do Norte provocou mais de 10 mil casos adicionais de suicídio entre 2008 e 2011, de acordo com uma investigação publicada, dia 12, na revista British Journal of Psychiatry. O estudo, feito pela universidade de Oxford e pela London School of Hygiene...

Austrália

Milhares de trabalhadores protestaram contra o corte de 80 mil milhões de dólares australianos (cerca de 55 mil milhões de euros) na Saúde e Educação. Na manifestação realizada em Melbourne, contestou-se ainda o aumento da idade da reforma e o despedimento de 16...