Milhares pelo catalão

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 14, em Barcelona, em defesa do ensino da língua catalã nas escolas e contra a reforma educativa que, entre outros aspectos, pretende impor o castelhano.

A chamada lei Wert (do nome do ministro da Educação, José Ignacio Wert) prevê que as famílias possam exigir às escolas o leccionamento em castelhano, e caso os estabelecimentos não estejam em condições de responder ao pedido, a administração catalã deverá custear uma alternativa de ensino privado.

Recentes decisões do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha fixaram uma quota de 25 por cento das horas de aulas em castelhano em cinco escolas, dando assim provimento a um pedido de algumas famílias.



Mais artigos de: Breves Europa

Dívida de Espanha aumenta

A dívida pública espanhola atingiu o recorde de 96,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no final do primeiro trimestre do ano, crescendo 7,12 por cento, em relação ao período anterior, para os 989 925 milhões de euros, valor recorde na história do país....

Alitalia aprova fusão

O conselho de administração da companhia aérea italiana Alitalia aprovou, dia 13, o projecto de fusão com a Etihad Airways, que prevê a cedência de 49 por cento do capital em troca de uma injecção de capital de 560 milhões de euros. A companhia italiana, que...