Deflação mantém-se na Grécia
Os preços ao consumidor caíram 1,3 por cento em Abril, pelo terceiro mês consecutivo, segundo revelou, dia 9, a entidade de estatísticas gregas (ELSTAT).
Em Novembro do ano passado a deflação homóloga na Grécia atingiu 2,9 por cento, o nível mais elevado desde 1960, quando se iniciou o registo mensal da evolução dos preços.
Entre 2010 e 2013 a economia helénica contraiu-se em 40 mil milhões de euros, fechando o último ano com um PIB de 182 mil milhões de euros e uma dívida pública de 318,7 mil milhões de euros (175% do PIB).
No mesmo período, por efeito das políticas de austeridade, não só a dívida aumentou de 148 para 175 por cento, como o défice orçamental subiu de 10,9 por cento para 12,7 por cento do PIB, se incluídos os efeitos dos apoios à banca.