Editorial

MAIO DE LUTA E CONFIANÇA

Se mais evidências não houvesse, as comemorações do 25 de Abril confirmaram quão vivos estão os...
Opinião
Actual

Aquela máquina!

Esta segunda-feira amanheceu, no que ao plano mediático diz respeito, com a manchete de que o Governo não iria propor a...
Actual

Inspiração germânica

É evidente que cada cada um escolhe quem quer para comemorar o 25 de Abril, mas a presença do principal responsável do...
Actual

É tempo de reinventar Abril

Só o mais descarado despudor permite ao Governo bater palmas à execução orçamental do primeiro trimestre....
PCP

Os Valores de Abril<br> para a luta de Maio

As comemorações do 25 de Abril assumiram nestes dias uma dimensão extraordinária, seguramente uma das maiores de sempre. Foram milhares de grandes e pequenas acções, institucionais e populares, manifestações de massas em Lisboa, no Porto e em muitas localidades, inumeráveis acções de dimensão e natureza diversa, política, cultural, desportiva, de convívio, do Movimento Sindical Unitário, do movimento popular, de estruturas unitárias de democratas e patriotas, do PCP e da CDU, em todos os cantos do País e na emigração.

A talhe de foice

Ar fresco

Por qualquer razão que a razão desconhece Passos Coelho decidiu comemorar o 25 de Abril convidando para almoçar, na...
Crónica Internacional

O Mundo todo em luta

«Institui-se uma grande manifestação internacional numa data fixada de uma vez para sempre, de modo a que em todos os...
Eleições PE

Valores presentes no projecto da CDU

No almoço que encheu por completo a sede do Rancho do Monte, em Vila do Conde, valorizou-se o projecto da CDU, identificado com os valores de Abril.

Abril vive no coração do povo

As mais de mil pessoas que, no domingo, participaram no almoço da CDU em Loures, comemorativo dos 40 anos da Revolução, mostram que Abril está bem vivo.

90 mil desempregados <br>em Aveiro

Miguel Viegas, candidato da CDU ao Parlamento Europeu (PE), esteve reunido, na semana passada, com a direcção da União dos Sindicatos de Aveiro (USA), com quem debateu a situação social e económica do distrito.

Saúde pública em risco

Miguel Viegas, candidato da CDU ao Parlamento Europeu (PE), e Paula Baptista, deputada do PCP na Assembleia da...

Defender o povo e o País

Uma delegação da CDU, integrando João Torres, membro da lista da CDU às eleições para o Parlamento...

Trabalhadores com a CDU

A um mês das eleições, são já 500 os membros das organizações representativas dos...
Em Foco

O povo saiu à rua

Como um rio onde desaguam vários afluentes, centenas de milhares de pessoas, muitas pela primeira vez, desfilaram entre o Marquês de Pombal e o Rossio, em Lisboa, para comemorar os 40 anos do 25 de Abril. Esta foi uma grandiosa iniciativa de luta, que, num ambiente fraterno e de grande camaradagem, envolveu trabalhadores, democratas e patriotas. Uma vez mais, o povo saiu à rua, para afirmar que é possível um futuro diferente para Portugal.

Festa de Abril na rua<br>com as lutas do povo

Em desfiles, manifestações, espectáculos e inúmeras iniciativas culturais, desportivas e de convívio, promovidas por comissões unitárias, por associações e colectividades, juntas de freguesia, câmaras municipais, estruturas do movimento sindical unitário, por organizações locais do PCP e eleitos da CDU, o 40.º aniversário da Revolução de Abril foi celebrado pelo povo que o fez e que o continua a defender todos os dias.

Festa na Madeira

No Funchal, a CDU promoveu uma vez mais a tradicional festa popular comemorativa da Revolução de...
PCP

Unidade e luta pela alternativa

A Comissão Política do Comité Central do PCP emitiu, ontem, um apelo à «participação massiva» dos trabalhadores e do povo português nas manifestações do 1.º de Maio convocadas pela CGTP-IN.

Privatização é «pecado original»

Menos de um ano passado sobre a privatização da ANA, incluída no PEC 4 e consagrada no pacto de agressão, o PCP chama a atenção para as consequências negativas que já se fazem sentir.

O Militante

«Dia 25 de Maio – Mais força à CDU!» é o título de capa da nova edição de O...

Ataque demolidor

O PCP reagiu ontem à publicação da portaria n.º 82/2014, que contempla um conjunto de orientações...
Trabalhadores

1.º de Maio de unidade e luta

No contexto de agravamento da exploração e do empobrecimento dos trabalhadores, reformados e pensionistas, a CGTP-IN apela à manifestação de repúdio pela política de direita e do «memorando das troikas».

Assembleia da República

O «jogo duplo» do Governo

Puro e descarado eleitoralismo, assim devem ser vistas as declarações do primeiro-ministro e de membros do Governo sobre a alegada intenção de dar «prioridade às políticas sociais já no imediato pós-troika».

Impedir situações promíscuas

Será que é saudável para a democracia a existência de zonas de penumbra onde se cruzam os interesses económicos com o poder político? Do ponto de vista do PCP a resposta só pode ser uma: não! – e tudo deve ser feito para impedir que tais situações ocorram.

Nacional

Viver com dignidade

No momento de escolhas eleitorais, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) apela aos reformados portugueses que exerçam o seu direito de voto escolhendo quem mais garantias tem dado na defesa dos seus direitos.

Protesto em Sabrosa

A população do concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, manifestou-se no dia 25 de Abril, junto...

Cultura em festa

O Manifesto em Defesa da Cultura promove no próximo sábado, dia 3, no Largo de São Carlos, em...
Europa

Leis para os mais fortes

Desde a aplicação da reforma laboral em Espanha, o número de convénios colectivos caiu abruptamente, a par do universo de empresas e trabalhadores abrangidos.

Maioria descontente

Mais de metade dos trabalhadores (57%) dos países da União Europeia considera que as suas condições de trabalho pioraram. Portugal tem das maiores percentagens de descontentes.

Marés de protesto

Milhares de pessoas desfilaram, no sábado, 26, em Madrid, para protestar contra o desmantelamento dos serviços públicos,...

O programa do povo

O desafio com que os trabalhadores e o povo português estão confrontados é o da urgente...
Internacional

Tensão de guerra

Observadores da OSCE detidos pelos antigolpistas permanecem em Slaviansk, cidade cercada por forças fiéis a Kiev e onde a tensão de guerra é cada vez maior.

 

Damasco acusa EUA

A Síria diz ter provas do envolvimento dos EUA e da Turquia nos ataques químicos que lhe são atribuídos. A acusação foi feia em paralelo ao anúncio de que a destruição do arsenal químico sírio está praticamente concluída.

Sionistas rejeitam paz

Israel decidiu cortar os contactos com a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e recrudescer as sanções económicas...

Mundo rural volta à greve

A plataforma Dignidade Agrária confirmou que camponeses e trabalhadores rurais voltam a paralisar, em todo o país, a partir...
Temas

As favelas não desceram à cidade

As guarimbas estão derrotadas. Os sinos tocam a finados. Tocam a finados porque a paz chegou 41 mortos depois e 18 mil actos terroristas depois. Tocam também a finados porque, uma vez mais, a hierarquia religiosa alinhou despudoradamente com a reacção mais extrema, mais terrorista. O exemplo mais recente é a última declaração oficial da Conferência Episcopal Venezuelana. Com aquelas falinhas mansas que lhe conhecemos um pouco por todo o mundo, uma vez mais, os grandes caciques da Igreja Católica puseram-se contra o povo pobre que dizem defender. É que entre o dizer e o fazer há um grande caminho a percorrer.

Álvaro Cunhal regressa a Portugal

O dia 30 de Abril de 1974, faz hoje precisamente 40 anos, foi uma data marcante do processo revolucionário português: ao início da tarde, vindo de Paris, regressava a Portugal o Secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal. A esperá-lo no aeroporto de Lisboa estava uma multidão, mobilizada em poucas horas.

Argumentos
TVisto

Os capitães omitidos

Terão sido muitos milhares os que não tendo convite para assistir à celebração de Abril havida na...
Um Livro por Mês

Emigrantes – de Ferreira de Castro

«A terra em que nasceram e que lhes ensinaram a amar com grandes tropos patrióticos, com palavras farfalhantes, existe apenas...
Aconteceu

Respeitar os valores de Abril

Cerca de 80 por cento dos portugueses consideram que os valores do 25 de Abril são pouco ou nada respeitados pelo Poder, de acordo com...

Impostos pagam «ajustamento»

O ajustamento estrutural das contas públicas feito em 2013 deveu-se «exclusivamente» ao aumento de impostos, uma vez que a...

Berlinenses travam nazis

Milhares de pessoas saíram à rua, no sábado, 26, em Berlim, para impedir um desfile organizado pelo partido nazi NPD, sob...

Desemprego sobe em França

O número de desempregados em França atingiu um novo recorde, em finais de Março, com 4,94 milhões de inscritos nos...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“"Solidariedade" da troika custa 124 milhões por mês só em...