Privatização travada em Odivelas
Os presidentes da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU), e Odivelas, Susana Amador (PS), anunciaram, na segunda-feira, 7, a constituição de uma empresa intermunicipal para gerir o abastecimento de água e a recolha de lixo nos dois concelhos.
Em virtude do acordo alcançado, Susana Amador anunciou que o município de Odivelas irá proceder à anulação do concurso público que tinha lançado para a concessão a privados do abastecimento de água no concelho.
A decisão, que vem sanar a questão da partilha dos SMAS, que se arrastava desde a criação do município de Odivelas em 1988, foi saudada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias Locais (STAL), como a melhor solução para os trabalhadores e populações.
O conselho de administração da futura empresa será constituído por representantes dos dois municípios, sendo a presidência rotativa, segundo estabelece o documento assinado pelas duas câmaras. Actualmente os SMAS de Loures empregam cerca de mil trabalhadores e servem um universo de 350 mil pessoas nos dois municípios.