Editorial

ALTERNATIVA NECESSÁRIA

No dia 15 de Fevereiro o Avante! celebra o seu 83.º aniversário. «Parabéns!», pois, ao órgão...
Opinião
Actual

Um negócio que respira saúde

Em versão mais pindérica do que o cenário montado em Wall Street sempre que uma nova empresa dá entrada na mais...
Actual

Cultura reduzida ao cifrão

Fomos roubados muitas e muitas vezes, com subidas de impostos, descida de salários, cortes nas pensões, e de muitas outras...
Actual

Rife-se!

Um governo que desinveste na educação e na cultura só por puro acidente é que pode ter uma atitude...
PCP

ENVC: uma luta que continua

Quando, em Junho de 2011, os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) foram confrontados pela decisão do governo PS de proceder a uma dita reestruturação da empresa, que não passava de um gigantesco despedimento colectivo, muitos vaticinaram o fim imediato da longa história de 67 anos do maior estaleiro nacional com capacidade de projecto.

Crónica Internacional

Verdade e razão

Aproximando-se a data das eleições para o Parlamento Europeu, que em Portugal se realizam a 25 de Maio, avoluma-se e ganha novos...
A talhe de foice

Quem dirá

Esta gente que ocupa o poder em Portugal não presta, e mostra-o todos os dias. Esta semana saiu-se com o «sorteio de carros...
Em Foco

Construir o futuro<br> no caminho de Abril

Na sexta-feira e no sábado, em dois comícios realizados respectivamente em Guimarães e Lisboa, reafirmou-se que o PCP não desiste de conduzir até ao fim a luta pela demissão do Governo PSD/CDS, questão primeira e essencial para romper com a política de direita e abrir caminho à construção da alternativa patriótica e de esquerda e das soluções políticas capazes de a concretizar.

O futuro<br>está nas nossas mãos!

Image 15081

Sob o lema «Defender os interesses do povo e das pessoas», centenas de pessoas participaram, segunda-feira, no acto de apresentação pública de João Ferreira como o primeiro candidato da CDU às eleições de 25 de Maio para o Parlamento Europeu, que decorreu em Lisboa, na sala Europa do Hotel Altis. Ali estiveram, para dar o seu apoio, autarcas de vários pontos do País, dirigentes sindicais e partidários, pessoas anónimas, intelectuais, jovens, muitos jovens, que todos os dias, incessantemente, lutam pela paz, por uma vida melhor, contra os que querem fechar as portas do progresso e do desenvolvimento que Abril abriu.
«O alastramento do desemprego e a emigração em massa, nomeadamente dos jovens, caminha a par com a degradação do próprio regime democrático», salientou, no início da sessão, Deolinda Machado, da Comissão Executiva da CGTP-IN, que apelou à participação de todos nas comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril, bem como do primeiro 1.º de Maio em liberdade.
De seguida chamou para intervir José Vicente, da Associação Intervenção Democrática, Heloísa Apolónia, do Partido Ecologista «Os Verdes», Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e João Ferreira, que, a encerrar o momento, apelou ao voto na CDU, uma força «profundamente ligada ao pulsar da vida, aos trabalhadores, às populações, à juventude, aos agricultores, aos pescadores, aos pequenos e médios empresários, às suas inquietações, aos seus anseios e aspirações», que «não alimenta equívocos ou ilusões sobre as opções para resgatar o País do desastre», que «afirma com clareza, sem ambiguidades, os direitos e conquistas que dão dignidade à nossa vida colectiva» e que «assume o direito à felicidade e à realização dos portugueses como projecto e objectivo de luta».
«Uma luta que convoca todos os que não estão dispostos a que a torrente de indignação e revolta que percorre o País desague num mar de resignação e desânimo; os que sabem, pelo contrário, que é possível transformar essa indignação e revolta em futuro! Um futuro mais justo e desenvolvido – que está nas nossas mãos!», salientou.

 

- Lutar por uma Europa de progresso
João Ferreira

- Garantia de mudança
Jerónimo de Sousa

- A voz da denúncia e a mão da alternativa
Heloísa Apolónia

- «Estamos com a CDU»
José Vicente

- «Um excelente candidato»
Ilda Figueiredo


Lutar por uma Europa<br>de progresso

«Em Portugal, como na Europa, não podemos esperar que sejam aqueles que nos trouxeram ao desastre que venham agora resolver os problemas que criaram. Por esta cristalina razão, as próximas eleições para o Parlamento Europeu revestem-se de uma enorme importância», afirmou João Ferreira, frisando que é preciso derrotar o «projecto de domínio político e económico, de recorte neocolonial, bem estruturado na retórica do “mais Europa”, que visa eternizar as políticas associadas aos programas de intervenção do FMI e da União Europeia (UE) e impedir qualquer projecto de desenvolvimento próprio, autónomo e soberano».

Um projecto que – no Parlamento Europeu, no Conselho e na Assembleia da República – PSD, CDS e PS subscreveram e defendem, e que a CDU, com o seu reforço e mais deputados, promete combater, sendo as próximas eleições a mais sólida garantia de rejeição deste caminho e de afirmação de um rumo alternativo.

Garantia de mudança

Jerónimo de Sousa iniciou a sua intervenção, que encerrou o momento, manifestando «as...

«Estamos com a CDU»

«A ID, fiel aos seus princípios fundadores, está hoje onde tem que estar, exactamente com os seus aliados naturais, na...

«Um excelente candidato»

Na sua página no Facebook, Ilda Figueiredo, antiga eurodeputada, eleita pelo PCP, afirma que João...
PCP

Um milhão e 400 mil no desemprego

O PCP considera que a «descida» da taxa de desemprego revelada pelo INE não corresponde à criação de postos de trabalho, mas à emigração, ao desespero e à manipulação dos dados.

Justiça mais longe

O novo mapa judiciário, aprovado no final da semana passada pelo Conselho de Ministros, define o encerramento de 20 tribunais e...

Mais um golpe

O sector portuário algarvio está a passar por grandes transformações, de sentido negativo para a economia da...
Trabalhadores

Marchas dia 27

A coincidir com a próxima visita dos representantes do FMI, do BCE e da UE, a CGTP-IN vai promover marchas, a 27 de Fevereiro, em Lisboa e no Porto, contra a violação dos direitos fundamentais, por emprego, salários, saúde, educação e protecção social.

Apurar a verdade

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, entregou, segunda-feira, na Procuradoria-Geral da República, uma queixa-crime pelo facto de haver sérios indícios de que uma parte substancial do financiamento de instituições do ensino particular e cooperativo terá estado a ser desviada para fins ilícitos e de forma ilícita pelos proprietários de colégios com contrato de associação.

Luta repõe 35 horas

O Governo, por ter pedido um parecer à Procuradoria-Geral da República, não pode impedir a publicação de acordos colectivos de entidades empregadoras públicas (ACEEP) já negociados e entregues para depósito.

Repressão não verga

A Bosch, em Braga, moveu processos disciplinares a 9 dos 12 representantes dos trabalhadores. A Moviflor, em Corroios, não deixa trabalhar uma delegada sindical que recusou ser «dispensada».

Docentes vão receber

O Sindicato dos Professores da Região Centro revelou na semana passada que os docentes contratados a termo deverão ser pagos...

Devolver subsídios

Na segunda-feira, em tribunal, ficou comprovada a razão do Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira e dos reformados e...

CM Coimbra condenada

Por trabalho extraordinário prestado ao longo de quatro anos e meio, os trabalhadores do sector de Higiene e Recolha, da...

Greve na Kemet

Amanhã, os trabalhadores da Kemet Electronics, de Évora, vão estar em greve e deslocam-se...

Aviso na Renault

Os trabalhadores da Renault Cacia reuniram-se no dia 6, em plenário, e aprovaram duas...

Pelos salários na ELT

Trabalhadores da Electro Lugares Tabua concentraram-se, segunda-feira, na presidência do Governo Regional...
Assembleia da República

Factos não absolvem nem PS nem Governo

O PS esteve ao lado da maioria PSD/CDS-PP no chumbo ao projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo a anulação dos contratos de gestão de risco financeiro no sector empresarial público (SWAP).

Abandonar vitivinicultores à sua sorte

O PCP acusa o Governo de querer «matar a Casa do Douro», classificando de «escândalo político» todo o processo que conduziu à presente situação de desgraça para os viticultores durienses.

 

Modelo não serve as pessoas

Pôr fim à reorganização incrementada pelo Governo nas urgências nocturnas da Grande Lisboa, que em nada melhorou a prestação deste serviço à população, era o objectivo de um diploma do PCP, que a maioria PSD/CDS-PP chumbou sexta-feira passada.

Destruição infernal

O presidente do Grupo Parlamentar do PCP voltou a chamar a atenção para a «natureza destruidora» da...

Persistir no ataque

Foi aprovado pela maioria PSD/ CDS-PP dia 7, com os votos contra das oposições, em votação final, a proposta do...

Luta não vai parar

A maioria governamental chumbou no dia 31 de Janeiro o projecto de lei no qual o PCP apontava medidas contra o desmantelamento do sistema...

Saúde em Vila de Caldelas

A deputada comunista Carla Cruz expressou o apoio e solidariedade da sua bancada à luta da população de Vila de Caldelas...
Nacional

Abril de luta!

A luta forçou o Executivo PSD/CDS a adiar o prazo das novas imposições fiscais dirigidas aos agricultores. Exigindo a sua anulação, a CNA e as suas filiadas vão realizar, no início do mês de Abril, uma grande manifestação em Lisboa.

 

Aprofunda-se o ataque

A pretexto da discussão sobre as praxes académicas, o Ministério da Educação reuniu, na passada semana, com algumas associações de estudantes e federações para desviar as atenções do aprofundamento de problemas estruturais no Ensino Superior e do aumento do ataque brutal que este está a sofrer.

Diálogo reatado sobre SMAS

O Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública congratulou-se com o diálogo retomado, no dia 5 de...

Património de lutas

«40 anos de vida, uma história com futuro» é o titulo da exposição, da responsabilidade do Movimento...

Homenagem a Duran Clemente

O Salão Multiusos da Sociedade de Instrução e Beneficência «A Voz do Operário» acolhe, no dia...
Europa

Luta pela sobrevivência

Um forte movimento de pequenos agricultores voltou à bloquear uma série de estradas na região centro da Grécia, em protesto contra as políticas que arruínam o sector.

Mil empregos

Face à recusa da câmara de Londres em negociar, os trabalhadores do Metro da capital britânica cumpriram ontem e anteontem a segunda greve de 48 horas numa semana.

Milhares pela IVG legal

Uma semana depois do «comboio da Liberdade», as principais avenidas de Madrid voltaram a encher-se de manifestantes,...

Crise e corrupção

Pelo menos 120 mil milhões de euros perdem-se anualmente no continente europeu devido à corrupção, revelou a...

Pobreza e desemprego

O Relatório Social de 2013, publicado pelo Gabinete Federal de Estatísticas da Alemanha, revela que no país mais rico da...

A xenofobia da UE

No último domingo, os eleitores suíços aprovaram um referendo sobre o endurecimento da...
Internacional

Censura contestada

Milhares de pessoas manifestaram-se em Istambul contra a imposição de maiores restrições à liberdade de expressão na Turquia, aprovadas pela maioria governamental.

Revolta popular

Fartos de pobreza, desemprego, corrupção e negócios ruinosos para o país, milhares de bósnios saíram às ruas exigindo um novo governo com uma outra política.

PCP saúda Congresso do MST

O Secretariado do Comité Central do PCP enviou à direcção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)...

Síria luta pela paz

A missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) e das...
Temas

O sonho não se rende

Eu para aqui esquecido no século XX enviado especial do Pesadelo a mim mesmo, sozinho vigilante vejam:...
Argumentos
TVisto

Miró, os cães e a lua

Quando estoirou o que talvez possa designar-se «o escândalo Miró», lembrei-me de um quadro do pintor catalão...
Efeméride

Cinco avantes

O Avante! cumpre, depois de amanhã, 83 anos. Se um aniversário desta dimensão é, para qualquer jornal, um feito...
Aconteceu

Zambujo no Carnegie Hall

O músico português, António Zambujo, terminou, no sábado, 8, a maior digressão da sua carreira nos Estados...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Com o PCP, os valores de...

A semana em resumo

Frases

“Ex-espião [Jorge Silva Carvalho] ameaça revelar em pleno tribunal...