Editorial

AS TAREFAS DOS COMUNISTAS

A luta continua: eis a palavra de ordem crucial para as massas trabalhadoras e populares, no momento que vivemos. É isso: lutar...
Opinião
A talhe de foice

O erro

Como se pode compreender que, no século XXI, uma organização partidária de juventude de um partido dito...
Actual

Miró em leilão

A venda em leilão de 85 obras de Miró tem suscitado justificado interesse. Merece a pena ir-se à procura de mais...
Crónica Internacional

Mentiras obscenas

No final do Verão, o Presidente Obama anunciou a sua decisão de atacar a Síria, acusando o seu governo dum ataque com...
PCP

Este é o Partido que cumpre Abril e honra Maio

Se o ano de 2013 acabou com o desenvolvimento de diversas lutas dos trabalhadores nos transportes, na Câmara Municipal de Lisboa, entre outras, bem como das populações contra o encerramento de serviços públicos (finanças, tribunais, etc.), o ano de 2014 teve o seu início com o prosseguimento da luta, onde se inscreve o Dia Nacional de Luta marcado pela CGTP-IN para o próximo dia 1 de Fevereiro.

Em Foco

Inspiração para os combates do presente

O exemplo dos corajosos revolucionários de 18 de Janeiro de 1934 é inspirador para as lutas do presente, e desde logo para a jornada convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 1 de Fevereiro, afirmou Jerónimo de Sousa no comício realizado no domingo, na Marinha Grande, comemorativo dos 80 anos do levantamento insurreccional antifascista.

Semente que floriu em Abril

No ano em que se comemoram os 40 anos da Revolução de Abril assinalam-se igualmente os 80 anos do levantamento insurreccional de 18 de Janeiro, momento alto da resistência ao fascismo e da luta pela liberdade. 

«O PCC está empenhado na defesa e aprofundamento<br> da revolução socialista»

Jerónimo de Sousa, que entre 5 e 10 de Janeiro esteve em Cuba integrando uma delegação do PCP (na qual participou também Pedro Guerreiro, do Secretariado do Comité Central), falou ao Avante! sobre as históricas relações com o Partido Comunista de Cuba, as mudanças económicas em curso que visam o aprofundamento da revolução, os obstáculos criados pelo bloqueio dos Estados Unidos e os processos anti-imperialistas na América Latina. E, como não podia deixar de ser, do «digno, corajoso e solidário exemplo» que Cuba dá aos povos de todo o Mundo de que com a luta é possível conquistar e alcançar uma vida mais digna e mais justa.

 

PCP

A verdade sobre a dívida nos transportes

Num comunicado do Sector dos Transportes da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP denuncia-se a sangria que as empresas públicas estão a ser sujeitas pelo sector financeiro e pelo Governo ao seu serviço.

Reforçar o Partido e a luta de massas

O CT da Boavista acolheu, no passado sábado, mais de 250 militantes comunistas convocados para o plenário da Organização Regional do Porto do PCP.

Breve balanço das comemorações do centenário de Álvaro Cunhal

As iniciativas de evocação da Fuga da Cadeia do Forte de Peniche de 3 de Janeiro de 1960 culminaram o vasto programa das comemorações do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal que, sob o lema «Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», se desenvolveram durante todo o ano de 2013, constituindo um êxito assinalável.

Defender direitos em Sintra

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP está contra qualquer proposta de «reorganização» do sector...

Razões para lutar

Jerónimo de Sousa visitou anteontem o Centro de Bem-Estar Social dos Reformados e Idosos de Setúbal, onde teve oportunidade de...

Convite envenenado

O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP emitiu um esclarecimento sobre a sua...

Defender o SNS

O PCP recebeu, no dia 16, uma delegação das comissões de utentes da Saúde da região de Lisboa. Em debate...

Mais uma mentira

A Direcção da Organização Regional de Bragança do PCP (DORBA) acusa o primeiro-ministro de, em...
Trabalhadores

Resultados visíveis

As vitórias pontuais alcançadas pelos trabalhadores na Vidromor, na FNAC, na Rádio Popular, na Renoldy e na Portugal Telecom estimulam as demais lutas, a crescer para a jornada nacional de 1 de Fevereiro.

SOS desemprego

A situação actual da generalidade dos desempregados é de emergência social, alertou segunda-feira a CGTP-IN, que destacou a destruição de emprego como efeito de três anos de troika, Passos e Portas.

Política contra o emprego

Ao promover a eliminação de postos de trabalho e permitir despedimentos ilegais, como ficou claro em casos dos últimos dias, o Governo agrava a destruição de emprego provocada pela sua política.

Colocação não é negócio

A colocação de desempregados tem que continuar no serviço público de Emprego e este deve ser dotado do...

Dia do Sargento

«Resistir com firmeza e inteligência» e «recalibrar a luta» é o que a Associação Nacional...

Reuniões no BCP

A lista unitária na Comissão de Trabalhadores do Millennium BCP reforçou o apelo à participação...

Protesto na AM Lisboa

Um forte protesto de trabalhadores do município de Lisboa – nomeadamente, da limpeza urbana, das bibliotecas municipais, do...
Assembleia da República

Esta política é a desgraça do País

O que os portugueses sentem na pele é a política do empobrecimento e do aumento da exploração. Esse sim é o resultado da acção do Governo, não são os «sinais de recuperação» de que fala a propaganda e só o Governo diz ver.

Direito à saúde não é para todos

Avolumam-se os casos de perda de qualidade na prestação dos cuidados de saúde e as dificuldades em aceder aos mesmos em condições de universalidade e rapidez. O PCP fala mesmo em «privação do direito à saúde».

Destruir pedra a pedra

Foi rejeitado pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, o pedido do PCP de cessação de vigência do...

Apurar todas as responsabilidades

O objecto da comissão de inquérito proposta pelo PCP sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo será «abrangente», incluindo eventuais responsabilidades do PS e do PSD na matéria.

Pela Constituição e pela justiça social

PCP, PEV e BE entregaram dia 17 no Tribunal Constitucional um pedido de fiscalização sucessiva da Lei do Orçamento do Estado para 2014. Sustentam a inconstitucionalidade de quatro normas do documento e justificam a iniciativa em nome da «justiça social».

Despedimento encapotado

A maioria chumbou o texto legislativo do PCP que pretendia revogar a mobilidade especial e o regime jurídico da chamada...
Nacional

Bolseiros em luta

A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou, anteontem, junto à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Lisboa, uma concentração nacional de candidatos e bolseiros, com o lema «Contra os cortes na Ciência e no Emprego Científico, Exigimos soluções!».

Avante com Abril!

A Direcção Nacional da JCP esteve reunida nos dias 11 e 12 de Janeiro, no Centro de Trabalho Vitória, onde discutiu e aprovou a Proposta de Resolução Política do 10.º Congresso da JCP, que se realiza nos dias 5 e 6 de Abril, na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa.

Política de terra queimada

«A cada dia que passa Portugal e os portugueses estão mais pobres. Em Lisboa nada é diferente, antes pelo contrário, maiores são os sinais de retrocesso social e humanitário», alertou, no dia 14, Carlos Santos Silva, eleito do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa.

António Costa derrotado na AML

No dia 16 de Janeiro, 10 das 18 assembleias municipais da Área Metropolitana de Lisboa (AML) recusaram a proposta de Comissão...

Saldo positivo em Almada

A Câmara de Almada terminou 2013 sem dívidas vencidas a fornecedores e empreiteiros, num ano em que efectuou pagamentos de 104...
Europa

Ruas da vitória

As movimentações de massas contra a política antipopular reaccionária multiplicam-se em Espanha, onde a crise cria condições objectivas para o aumento da contestação social.

Sementes da revolta

A chamada Lei das Sementes ainda pode ser travada, concluiu-se na audição sobre a proposta da Comissão Europeia (CE), promovida sexta-feira, 17, pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE).

Internacional

Paz incerta

Iniciou-se ontem, em Montreux, na Suíça, a Conferência de Paz sobre a Síria, reunião marcada pela incerteza sobre a resolução do conflito fruto das manobras imperialistas para fazer capitular Damasco.

Os ricos cada vez mais ricos

«É chocante que no século 21 metade da população mundial não tenha mais do que uma ínfima elite que cabe confortavelmente num autocarro de dois andares».

Alta tensão

O presidente ucraniano, Víktor Yanukóvich, decidiu apelar à abertura de um espaço de diálogo com a...

Repressão avança

A polícia turca dispersou com violência as multidões que se juntaram, sábado, em Istambul e em Ancara, para...
Temas

O poeta que Abril nos deu

José Carlos Ary dos Santos foi o mais consequente poeta de Abril, o que esteve sempre, fraterno e cúmplice, na primeira linha do combate; o poeta generoso e lúcido, que mascarava, com o manto diáfano dos excessos, a sua íntima, profunda solidão; poeta que era, igualmente, a voz que plena, emotiva e certeiramente dizia as palavras necessárias e urgentes; o poeta solidário, morrendo aos poucos de ternura; o poeta dos instantes, dos dias altos, levantados, irrepetíveis de Abril.

Argumentos
TVisto

O caso dos milhões escondidos

Até não há muito tempo, seria difícil encontrar muitos telespectadores vivamente interessados em ouvir os...
Aconteceu

202 milhões de desempregados

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2013 o desemprego no mundo atingiu perto de 202 milhões de...

Afastados por abusos sexuais

Em 2011 e 2012 cerca de 400 padres foram afastados devido a queixas de crianças abusadas sexualmente, informou, na passada semana,...

Mil rinocerontes mortos em 2012

Mais de mil rinocerontes foram mortos na África do Sul em 2012, um aumento de 50 por cento em relação ao ano anterior,...

«A luz que nos ilumina»

O Museu de São Pedro da Cova inaugurou no dia 18 a exposição temporária «A luz que nos ilumina». Esta...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Com o PCP, os valores de...

A semana em resumo

Frases

“Quando a legislatura acabar, os portugueses que trabalham, e muito em particular os...