Baixa da Banheira

12 mil sem médico de família

No âm­bito do Ro­teiro da Saúde, o pre­si­dente da Câ­mara da Moita, Rui Garcia, acom­pa­nhado pela ve­re­a­dora com o pe­louro da Acção So­cial, Vi­vina Nunes, e pelo pre­si­dente da União de Fre­gue­sias da Baixa da Ba­nheira e Vale da Amo­reira, Nuno Ca­vaco, vi­si­taram, no dia 7, as ins­ta­la­ções do Centro de Saúde da Baixa da Ba­nheira.

Nesta vi­sita, os eleitos cons­ta­taram, mais uma vez, que as ac­tuais ins­ta­la­ções não cor­res­pondem às reais ne­ces­si­dades da po­pu­lação. Como é do co­nhe­ci­mento pú­blico, a Câ­mara da Moita dis­po­ni­bi­lizou-se para ceder um ter­reno ao Mi­nis­tério da Saúde, sem quais­quer custos, e não ab­dica da exi­gência da cons­trução de um novo centro de saúde que sirva as po­pu­la­ções da Baixa da Ba­nheira, la­men­tando o sis­te­má­tico adi­a­mento do ar­ranque do re­fe­rido equi­pa­mento pú­blico.

Por outro lado, o pre­si­dente da Câ­mara, con­fir­mando uma si­tu­ação que se alas­trou a ou­tras fre­gue­sias do con­celho, as­sumiu como ur­gente e ina­diável a ne­ces­si­dade de co­lo­cação de mais mé­dicos de fa­mília, de en­fer­meiros e de pes­soal ad­mi­nis­tra­tivo.

«A re­so­lução desta si­tu­ação torna-se mais pre­mente se ti­vermos em conta o facto de exis­tirem cerca de 12 mil utentes sem mé­dico de fa­mília nesta Fre­guesia, além de se ter con­cen­trado o ser­viço de aten­di­mento com­ple­mentar (vulgo ur­gência) de todo o con­celho, apenas para o pe­ríodo do fim-de-se­mana, nas ins­ta­la­ções de saúde da Baixa da Ba­nheira», sa­li­enta, em nota de im­prensa, a au­tar­quia.




Mais artigos de: Nacional

Aumentam os riscos para as populações

O Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» está muito pre­o­cu­pado, mas não sur­pre­en­dido, com os es­tragos de­cor­rentes do mau tempo e da tem­pes­tade ma­rí­tima que as­solou a orla cos­teira de Por­tugal con­ti­nental e ilhas, co­lo­cando áreas po­pu­la­ci­o­nais em pe­rigo.

Uma sessão memorável

O Au­di­tório Mu­ni­cipal de Gaia foi pe­queno para todos quantos qui­seram estar pre­sentes, sexta-feira, na ho­me­nagem a José Carlos Ary dos Santos, o «Poeta da Re­vo­lução».

Despoluição do Rio Tinto

Os ve­re­a­dores da CDU nas câ­maras do Porto e de Gon­domar, res­pec­ti­va­mente Pedro Car­valho e Jo­a­quim Bar­bosa, de­fen­deram, no dia 3, o re­forço da co­o­pe­ração in­ter­mu­ni­cipal para que se al­cance uma so­lução viável para a des­po­luição do Rio Tinto.

PS segue o caminho do PSD

Na discussão da proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2014 da Câmara de Valongo, Adriano Ribeiro, vereador da CDU, sublinhou que o actual executivo, do PS, «está a seguir o mesmo caminho percorrido no passado pela gestão PSD», com as...

Combater dificuldades <br>em Alcácer do Sal

O orçamento para este ano da Câmara de Alcácer do Sal é de 20 milhões de euros, menos cerca de 1,4 milhões do que em 2013. «Os documentos previsionais» da autarquia «reflectem de uma forma bem vincada os cortes e dificuldades que se voltaram a abater sobre os...