Grécia
Mais de um terço das famílias teme perder a respectiva habitação por incapacidade de pagamento da carga tributária imposta por sucessivos governos. Segundo um estudo divulgado pela Confederação de Profissionais, Artesãos e Comerciantes, 35 por cento dos inquiridos manifestaram tal receio depois de o executivo ter aprovado um pacote legislativo de sanções por morosidade ou não-pagamento de dívidas, prevendo-se maior celeridade na hipoteca de imóveis.
No referido inquérito calcula-se que 28,1 por cento das famílias gregas estão consideravelmente expostas a este risco, e detalha-se que o aumento de impostos somado ao abaixamento dos salários e aos cortes nas prestações sociais, com o consequente crescimento da pobreza, estão na base da situação.
O relatório da Confederação estima ainda que, em 2014, em metade dos lares gregos, pelo menos 50 por cento do rendimento é para pagar impostos e empréstimos. Uma das taxas mais contestadas é a que recai sobre os imóveis, a qual tem vindo sempre a aumentar não poupando as famílias com membros desempregados ou com baixos rendimentos.