Guantánamo

O militar que abriu o campo de concentração arrepende-se de ter cumprido a ordem dada pelo então presidente George W. Bush. Em artigo publicado a 12 de Dezembro no Detroit Free Press, o major-general Michael Lehnert considerou que o cárcere «nunca deveria ter aberto» e que «é tempo de fechar Guantánamo».

No texto, Lehnert manifesta-se, no entanto, contra a legislação que democratas e republicanos preparam para possibilitar o envio dos suspeitos para os respectivos países ou para países terceiros, qualificando de «imprudente e desnecessária» a «proibição de transferência para os Estados Unidos».

Barack Obama prometeu, durante a sua primeira campanha eleitoral para a presidência, o rápido encerramento prisão da Base Naval que os EUA mantêm em Cuba. Todavia, ali continuam encarcerados 162 dos cerca de 779 homens que por lá passaram desde 2002, a maioria dos quais sem qualquer acusação formal de envolvimento em actos terroristas.



Mais artigos de: Breves Intenacional

Iémene

Peritos das Nações Unidas condenaram os bombardeamentos com aviões não-tripulados que mataram civis no país. Segundo a Lusa, o painel manifestou «a sua profunda preocupação perante os recentes ataques que terão sido realizados pelas forças...