Editorial

HIPOCRISIA E DESVERGONHA

A notícia da morte de Nelson Mandela, na passada sexta-feira, comoveu o mundo e provocou sentidas manifestações de pesar...
Opinião
A talhe de foice

Nada a dizer

Quase uma centena de líderes mundiais estiveram anteontem em Joanesburgo a participar nas cerimónias fúnebres de Nelson...
Actual

Se a hipocrisia pagasse imposto

No meio desta profunda crise as contradições e os contorcionismos surgem à velocidade de um foguete. Muitos procuram...
PCP

Tempo de dar mais força aos valores de Abril

Prestes a terminar, 2013 fica definitivamente marcado como o ano em que se acentuou o rumo de desastre e declínio nacional, fruto de 38 anos de políticas de direita, a que agora o memorando de entendimento subscrito pelo PS, PSD e CDS com a UE, FMI e BCE dão corpo, e que o Partido classificou de pacto de agressão contra povo e o País. Um rumo de destruição do emprego, que empurrou centenas de milhares de portugueses para o desemprego e para a emigração, desaproveitando criminosamente a capacidade produtiva de gerações inteiras e condenando hoje mais de dois milhões de portugueses a viverem no limiar da pobreza.

Crónica Internacional

Mandela

Morreu Nelson Mandela, símbolo da heróica luta do povo sul-africano pela sua libertação, «um dos maiores...
Em Foco

Protesto cresce para Belém

Em tempo de luta acesa, para responder à forte ofensiva do capital, do seu Governo e das «troikas» que também são dele, a CGTP-IN convocou uma semana de indignação e luta. Estão já anunciadas acções em várias localidades, que apontam como próxima etapa de todos a vigília que, no dia 19, vai exigir ao Presidente da República que vete o Orçamento, demita o Governo e convoque eleições.

PCP

Base sólida para o reforço do Partido

Foi com uma imensa alegria que cerca de uma centena de pessoas participaram, no dia 5, na inauguração do Centro de Trabalho do PCP na Mealhada, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

O trabalho é um direito

Jerónimo de Sousa participou no almoço de Natal da Organização Regional de Santarém do PCP, realizado no...

Centenário além-fronteiras

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal continuam a ter forte expressão fora do País, nomeadamente na Bélgica, Alemanha e Suíça.

Só até domingo

Até ao próximo domingo, dia 15, é possível visitar a exposição evocativa do centenário do...

Tertúlia em Lisboa

Teve lugar no dia 30 de Novembro, no Centro de Trabalho da Ajuda, em Lisboa, uma tertúlia com Eugénia Cunhal, promovida pela...
Trabalhadores

Não privatizem o lixo

O STAL lançou anteontem, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma campanha nacional em defesa do sector público de resíduos e contra a privatização da EGF.

Desemprego trava-se com luta

Qualquer centésima positiva em dados oficiais é empolada por governantes e comentadores oportunos, mas quem efectivamente combate o desemprego são os trabalhadores que resistem à liquidação de postos de trabalho.

 

Greve dia 18

A «prova de avaliação de conhecimentos e capacidades» que o Ministério da Educação e Ciência pretende impor será derrotada pela luta de todos os professores.

Solução para a destruição

Nos sectores representados pela Feviccom há uma grande destruição, mas não se vê medidas alternativas do Governo, que esbarra no pacto de agressão.

Luta em marcha na CM Lisboa

Todos os trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa foram convocados para uma reunião geral, promovida pelo STML e o STAL,...

Primeira greve na Valnor

A adesão dos trabalhadores da Valnor à greve de segunda e terça-feira foi considerada muito positiva pelo Sindicato...

Na luta pelos CTT

No dia 5, quando as acções alienadas dos CTT começaram a ser negociadas no mercado de...
Assembleia da República

O insuportável fardo dos juros

O PCP insiste em considerar que a dívida pública é insustentável e que não poderá ser paga com as política actuais, reiterando que só a renegociação da mesma (nos juros, prazos e montantes) serve os interesses de Portugal e dos portugueses.

Mais um banquete para o capital

Um «vergonhoso negócio» que serve apenas interesses privados em prejuízo do interesse público, assim classifica o PCP a venda dos CTT, uma operação que encaixa na política de «traição ao interesse nacional e de ataque às condições de vida dos trabalhadores e populações».

A prova da humilhação

A maioria chumbou a iniciativa legislativa do PCP que pedia o fim da prova de acesso à carreira dos professores. Igual destino tiveram...

Em memória de Mandela

A Assembleia da República aprovou por unanimidade um voto subscrito por todas as bancadas e pela presidente, Assunção...

Homenagem a Alcino Soutinho

A AR aprovou, recentemente, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Alcino Soutinho, reconhecendo nele, além de...

Olhar minucioso sobre a realidade algarvia

Nas Jornadas Parlamentares do PCP, como é seu hábito, os deputados comunistas aprofundam ao máximo o seu conhecimento sobre a realidade regional. Assim voltou a verificar-se através de um intenso programa de visitas, reuniões e contactos com as populações, entidades, instituições, organizações sociais e sindicais. Ouviram atentamente queixas e preocupações, registaram exigências, identificaram problemas, apontaram caminhos e soluções.

Pelo povo e pelo País

A realização dia 19 de uma interpelação ao Governo sobre as funções sociais do Estado e os...

Defender Escola Pública

Na visita à Escola Secundária João de Deus, em Faro, os deputados do PCP puderam comprovar, uma vez mais, os efeitos...

Exploração sem freio

Degradação económica e social, elevado desemprego, desregulação dos horários de trabalho,...

Defender património

Avaliada nas Jornadas foi igualmente a política de conservação e valorização de património....

Fortes assimetrias

Sobre os efeitos nefastos do encerramento de serviços públicos na vida das populações recolheram os deputados...

Aeroporto de Faro

Inquietação quanto ao seu futuro e ao da própria empresa e do Aeroporto de Faro têm hoje os trabalhadores da ANA...
Nacional

Governo privatiza resíduos

A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) aprovou uma moção contra a privatização do capital da Empresa Geral de Fomento, SA (EGF), uma sub-holding do Grupo Águas de Portugal, responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos em 174 municípios.

Contra o imperialismo <br>e a guerra

Da 24.ª Assembleia da Paz do CPPC, realizada no sábado em Lisboa, sobressaiu a convicção de que o movimento da Paz se reforça e alarga no País e no Mundo.

Nova política para Portugal

A Convenção Democrática Nacional foi mais um passo na mobilização dos portugueses por um Portugal soberano e desenvolvido. No domingo, em Lisboa, voltou-se a exigir eleições antecipadas.

Defender a saúde

Centenas de pessoas deslocaram-se segunda-feira ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para entregar...

Pesadelo em Riomeão

Ao contrário do quadro idílico e cor-de-rosa traçado pela Câmara de Santa Maria da Feira, a...

Solidariedade de sempre

O CPPC e a CGTP-IN promovem amanhã ao final da tarde uma sessão sobre a solidariedade em Portugal com a luta contra o...

Homenagem a Lopes-Graça

A Associação Lopes-Graça homenageia, na próxima terça-feira, 17, um dos maiores músicos da...

Jornadas do MDM

Hoje, entre as 10 e as 13 horas, têm lugar, no Auditório do CIUL (Centro Comercial Picoas Plaza), em Lisboa, as Jornadas de...
Europa

UE: incubadora de miséria

Cerca de 125 milhões de pessoas nos países da UE estavam ameaçadas de pobreza ou de exclusão social em 2012. Em comparação com 2011 há mais cinco milhões de pobres.

Reconhecer direitos

Os direitos dos trabalhadores domésticos foram o tema de uma audição do PCP, realizada, dia 6, em Lisboa, no âmbito do relatório elaborado pela deputada Inês Zuber.

Austeridade ataca direitos humanos

Um relatório apresentado, dia 4, pelo comissário do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, acusa os governos que aplicaram...

Privatizações no Chipre

O governo cipriota aprovou, dia 5, um vasto programa de privatizações de empresas públicas, de que se destacam a...

Trabalhadores domésticos

Somos relatores no Parlamento Europeu de uma recomendação dirigida ao Conselho Europeu sobre se deve...
Internacional

Celebração da vida <br> luta e legado

O mundo despede-se de Nelson Mandela, o Tata (pai) Madiba (nome do clã), obreiro mais destacado da luta de um povo e da construção de uma nação livre e democrática, falecido a 5 de Dezembro, aos 95 anos.

Vitória bolivariana

As forças progressistas e revolucionárias venezuelanas triunfaram na esmagadora maioria dos municípios do país. O Partido Comunista da Venezuela (PCV) governa nove autarquias.

Milhares voltaram à luta

Os trabalhadores das cadeias de comida rápida realizaram dia 5 uma nova paralisação em defesa do estabelecimento do...
Temas

A verdade dos factos (conclusão)

A preparação e a execução do golpe militar contra-revolucionário de 25 de Novembro realizou-se no quadro complexo e movediço de alianças diversas e contraditórias, de arrumações e desarrumações de forças em movimento, de objectivos políticos e militares diferenciados e incompatíveis no que respeita ao que cada qual pretendia como resultado final do golpe.

António Costa e Passos Coelho

Ainda como ministro da Administração Interna do governo PS-Sócrates António Costa já congeminava e preparava, nomeadamente com Rui Rio, a alteração das leis eleitorais e do financiamento das autarquias locais.

Governo manipula dados do INE

O Governo alterou arbitrariamente a fórmula de cálculo do fator de sustentabilidade da Segurança Social para aumentar a idade de reforma e de aposentação, mas não satisfeito com os resultados obtidos alterou os dados do Instituto Nacional de Estatística para obter um corte mais elevado nos rendimentos dos futuros reformados e aposentados.

Argumentos
TVisto

Inevitavelmente, Mandela

O falecimento de Nelson Mandela foi, como bem se sabe, a notícia que na televisão e fora dela dominou todos os...
Sociedade

A agente Marléne

Eu nem estava, na altura e compreensivelmente, a pensar na justeza dos polícias, não poucos, que foram à Assembleia da...
Religiões

A fome e a Nova Ordem Mundial

«O Neoliberalismo procura alcançar na Europa o que já conseguiu nos EUA, a partir de 1979, quando os salários reais...
Aconteceu

Saramago lembrado em Itália

Uma escultura, intitulada «Pilar», em homenagem ao escritor José Saramago, foi inaugurada, no sábado, 7, no Centrum...

Reuniões

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP    Sábado, 14...

A semana em resumo

Frases

“A reconciliação pela qual Mandela tanto lutou não pode ser...