Editorial

AINDA O SINISTRO OE

Insista-se as vezes que forem necessárias: o Orçamento do Estado aprovado pela maioria que, na Assembleia da República,...
Opinião
Actual

Ainda que

Ainda que fosse uma empresa que desse milhões de euros de prejuízo ao erário público, coisa que os CTT...
Actual

Aveiro: Ontem e Hoje

Estávamos em 1973, na chamada primavera Marcelista que o PCP muito justamente considerou de Salazarismo sem Salazar. Em Aveiro, terra...
Actual

O santo e a senha

Já se sabia que havia uns quantos portugueses multimilionários e que as respectivas fortunas cresceram nos últimos anos...
Crónica Internacional

Revés da UE em Vilnius

Terminou em fiasco a Cimeira de Vilnius da Parceria Oriental da UE dos dias 28-29 de Novembro. O não ucraniano à...
A talhe de foice

O bestiário

A pose é a farda do Governo, com todos empertigados nas suas alocuções e supondo que o grosso da fala e a solenidade do...
PCP

A indignação saiu à rua num dia assim

O apelo da CGTP-IN foi muito claro e acertado: fazer de 26 de Novembro, data da aprovação do Orçamento do Estado para 2014, um dia nacional de indignação, protesto e luta. E foi isso que se passou: enquanto a maioria PSD-CDS aprovava na Assembleia da República mais um orçamento de roubo, miséria e destruição do País, cá fora os trabalhadores e o povo português rejeitaram-no de forma contundente.

Em Foco

Elemento essencial para o futuro progressista do País

O exercício da soberania e da independência nacionais é essencial para garantir o desenvolvimento do País e o bem-estar dos trabalhadores e do povo. Esta foi uma das ideias centrais que sobressaiu da sessão pública sobre este tema, realizada no domingo em Lisboa, inserida nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal.

Soberania é questão de classe

Na sessão pública do passado domingo, que teve como lema «Álvaro Cunhal, a soberania e independência nacionais», falou-se das várias formas que assume a submissão do País ao estrangeiro e dos caminhos para a libertação.

Uma história que conta outras histórias

A exposição evocativa do centenário de Álvaro Cunhal intitulada «Vida, Pensamento e Luta: Exemplo que se Projecta na Actualidade e no Futuro» foi inaugurada no sábado à tarde no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde estará patente até ao próximo dia 15. Depois de, em Lisboa, a mostra ter sido visitada por mais de 20 mil pessoas, agora é a vez dos trabalhadores, dos democratas e patriotas do Norte do País testemunharem o exemplo de revolucionário abnegado, de intelectual sólido e honesto, de artista talentoso que inegavelmente foi Álvaro Cunhal.

CGTP-IN evoca Álvaro Cunhal

A CGTP-IN levou a cabo duas importantes e marcantes iniciativas relacionadas com o centenário do nascimento...
PCP

Exigências justas

Para o PCP, não há nada que possa apagar a justeza das reivindicações dos profissionais das forças e serviços de segurança e a dimensão da manifestação que realizaram no dia 21.

Crescer na emigração

O Organismo de Direcção Nacional do PCP em França (ODN) reuniu em Paris para perspectivar as grandes linhas de...
Trabalhadores

Fenprof mantém lutas

O acordo palaciano entre as organizações da UGT e o Governo do PSD e do CDS-PP corresponde à legitimação da prova de acesso à profissão docente, protestou a Federação Nacional dos Professores.

Luta ao rubro pelos CTT

Firmes e com razões fortes, os trabalhadores dos CTT e as suas organizações de classe estiveram em greve na sexta-feira, manifestaram-se em Lisboa e confirmaram novas acções na última semana do ano.

Crime e resistência

O anúncio oficial dos últimos passos do plano para acabar com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo suscitou fortes protestos na opinião pública e resposta firme dos trabalhadores, das suas organizações representativas e do PCP.

Greves nos transportes

Contra os cortes de salários e de direitos, inscritos no Orçamento do Estado e no Decreto-Lei...

Pelo futuro dos EFE

Um plenário teve lugar no dia 26 de Novembro, de manhã, junto às instalações do Estado-Maior do...
Assembleia da República

Há alternativa à política de desastre

O PCP vai interpelar o Governo dia 19 na AR sobre as funções sociais do Estado e os serviços públicos. Defendê-los é «defender a democracia», sublinharam os deputados comunistas, apontando razões para uma das muitas iniciativas aprovadas nas suas Jornadas Parlamentares realizadas esta segunda e terça-feira no Algarve.

Bases sólidas e credíveis para uma política alternativa

 

Foram mais de centena e meia as propostas do PCP de alteração ao OE para 2014, abrangendo as mais diversas áreas, Trabalho, Segurança Social, Administração Pública, Habitação, Saúde, Educação, Cultura, bem como matéria fiscal.

Embora sem nenhuma espécie de ilusão quanto à possibilidade de este terceiro OE do Governo PSD/CDS-PP ser reformável ou susceptível de inflexão nas suas linhas mestras, a bancada do PCP não desistiu de tudo fazer para minorar os terríveis efeitos das medidas naquele contidas e que, inevitavelmente – se nada for feito –, se abaterão de modo implacável sobre a vida de milhões de portugueses, em particular dos trabalhadores e reformados.

Mas a batalha dos deputados comunistas não se esgotou neste plano. O conjunto coerente e articulado de propostas que apresentou no debate teve ainda o mérito de pôr em evidência o quanto é falsa a tese do Governo de que não há alternativa à política por este lavada a cabo. Há alternativa, sim senhor, há soluções credíveis para os problemas, há uma outra visão para o futuro do País. O que os deputados comunistas comprovaram, uma vez mais, com as suas propostas (e foi muito significativo que o PS tenha acompanhado a maioria PSD/CDS-PP na rejeição de muitas delas), é que um outro rumo é não só possível como absolutamente necessário para tirar Portugal do atoleiro em que a política de direita, extremada com a receita da troika, o mergulhou.

É essa mudança e sentido transformador que respira nas propostas e palavras dos deputados comunistas, como adiante se verá.

 

Pilares para reduzir a despesa

Assumindo a necessidade absoluta de romper com o pacto de agressão e a política de direita, as propostas do PCP têm ainda...

É trabalhar até morrer

 

A maioria PSD/CDS-PP aprovou, com os votos contra de todos os partidos da oposição, a alteração à lei de bases da Segurança Social que permite um aumento da idade de reforma já em 2014 para os 66 anos.

Apure-se responsabilidades

O PCP defende o envio às autoridades competentes do relatório final sobre a comissão parlamentar de inquérito aos...

Coartada acção de deputados

O PCP requereu a presença do ministro da Administração Interna na AR para prestar esclarecimentos sobre os factos...

PCP promove audição

O PCP promove no dia 10 uma audição pública sobre o regime de uso e transformação do solo e as alterações legislativas ao ordenamento do território e de urbanismo.

Nacional

«O Portugal de ontem e de hoje»

A situação política no Portugal de ontem e de hoje, os efeitos da troika e da austeridade, o papel do Governo e do Presidente da República foram alguns dos temas abordados nas comemorações dos 40 anos do III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, promovidas pela União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP).

20 milhões em dívida

Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, fez um balanço do primeiro mês de mandato à frente dos destinos do município. O eleito do PCP reconheceu estar perante «uma situação financeira pior do que a esperada», tendo de assumir uma dívida de compromissos que «ascende a mais de 20 milhões de euros».

40 propostas para os Açores

O PCP apresentou na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores 40 propostas de alteração ao Plano e Orçamento da Região para 2014, de forma a apoiar as famílias açorianas, relançar a economia regional e combater a crise.

 

Derrotar o imperialismo

De 7 a 13 de Dezembro tem lugar, no Equador, o 18.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), o maior acontecimento...

PS e PSD limitam debate

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lisboa, o PS, com o apoio do PSD e da presidente daquele órgão...

Assembleia do CPPC

A 24.ª Assembleia da Paz do Conselho Português para a Paz e Cooperação realiza-se no sábado, às 10...
Europa

O roubo da TV Valenciana

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se no sábado, 30, no centro de Valência e outras cidades do Sul de Espanha, para denunciar o «roubo» da Radiotelevisão Valenciana.

Corrupção exposta

Após mais de um ano de batalhas judiciais, o jornalista Kostas Vaxevanis foi declarado inocente do crime de violação da privacidade por ter publicado uma lista de contas ilegais.

Comunistas exigem referendo

O Partido Comunista da Ucrânia (PCU) recolheu desde o Verão mais de 3,5 milhões de assinaturas para exigir a...

Exploração na Bélgica

O Governo belga aprovou um plano de acção contra a utilização abusiva do mecanismo europeu de destacamento de...
Internacional

Segurança reforçada

O governo bolivariano reforçou a segurança após a falha de electricidade que afectou parte do território da Venezuela na noite de segunda-feira, 2, atribuída a um acto de sabotagem.

Temas

A verdade dos factos (2)

Na medida em que avançava a preparação do golpe militar contra-revolucionário, travou-se acesa luta política em torno dos trabalhos e das funções da Assembleia Constituinte.
Soares pretendia (tal como Freitas do Amaral) que a Assembleia Constituinte, sem aprovar a Constituição, se transformasse de imediato num órgão do poder para fazer leis gerais e escolher novo governo. Pretendia no imediato, tendo Mário Soares como Primeiro-Ministro, formar governo em substituição do VI Governo Provisório.

Governo quer destruir o SNS

A OCDE acabou de divulgar o «Panorama da saúde em 2013 – Indicadores da OCDE», do qual retirámos o Gráfico 1 que mostra a despesa com saúde em Portugal e nos países da OCDE. Segundo a OCDE, em 2011, a despesa por habitante com a saúde em dólares PPA, portanto anulando o efeito das diferenças de preços entre países, era apenas de 2619 dólares PPA em Portugal, quando a média os países da OCDE atingia 3312 dólares PPA por habitante.

Argumentos
TVisto

Nascer mendigo

É preciso reconhecer que, depois de algum tempo em que terá tentado evitar o que para todos já era óbvio, a...
Defesa Nacional

Unidos na Luta pela dignidade

«Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento.Mas ninguém chama violentas àsmargens que o comprimem»...
Aconteceu

Empresas cortam custos de pessoal

Os custos com pessoal das empresas recuaram 8,6 por cento em 2012, quebra que se soma à descida de 2,8 por cento verificada no ano...

HIV alastra na Europa

O número de novos casos de pessoas infectadas com o vírus HIV cresceu oito por cento em países europeus em 2012 em...

Domingos Lobo premiado

O escritor Domingos Lobo foi distinguido com o prémio Alves Redol/2013, pelo seu livro de contos «Largo da Mutamba»,...

Reuniões e outras iniciativas

 Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP     Hoje, 5...

A semana em resumo

Frases

“O que se está a fazer em Portugal é uma mudança de regime!”...