Vale do Sousa

Muito mais mulheres do que homens inscreveram-se nos últimos meses nos centros de emprego da região do Tâmega e Sousa, facto registado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e que a União de Sindicatos do Porto relaciona com a situação no sector têxtil, sobretudo o subsector do vestuário e confecções. Este é ali o principal empregador da mão-de-obra feminina, para além do calçado. «Temos na região muitas empresas com dificuldades e algumas têm fechado e acabado com postos de trabalho», comentou o dirigente sindical Carlos Pereira, citado pela agência Lusa.

Segundo o IEFP, o desemprego feminino nos concelhos com maior predominância da indústria têxtil e de vestuário (Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Felgueiras) aumentou cerca de 11,5 por cento, de Maio a Setembro. Neste período, 1265 mulheres perderam o emprego.

Em quatro meses, o desemprego feminino aumentou 16,8 por cento em Lousada, 11,8 por cento em Penafiel, e 13,3 por cento em Paços de Ferreira. O crescimento do desemprego masculino é quase residual.



Mais artigos de: Breves Trabalhadores

Menos 894

Nos CTT o número de trabalhadores baixou de 13 904, em Setembro do ano passado, para 13 010, um ano depois, o que representa uma redução de 894 postos de trabalho: 624 no quadro de efectivos e 270 nos contratados a termo. Os dados são da empresa e foram explicados à Lusa, no fim de...