Orçamento Participativo
No dia 6 de Novembro, em reunião da Câmara Municipal de Lagos, Luís Reis, vereador da CDU, apresentou uma proposta para dar início, em 2014, ao processo de Orçamento Participativo, que foi aprovada por unanimidade.
Para a CDU, o Orçamento Participativo – que representa a intervenção directa dos cidadãos como elemento essencial para um novo estilo de gestão autárquica, e, concretamente, para a elaboração do Orçamento local anual – deverá dispor de investimento previamente definido, apresentando «vantagens para todos», permitindo, por exemplo, à Câmara Municipal e seus serviços «uma informação mais completa e exaustiva sobre as pequenas e grandes necessidades e anseios locais».
Já na última Assembleia Municipal, realizada no dia 12, a proposta da CDU para isentar do pagamento de Derrama as empresas com volume de negócio igual ou inferior a 150 mil euros anuais, foi chumbada com os votos contra do PS e a abstenção do BE e do TSL. Com esta rejeição, antevê a CDU, «o ano de 2014 será ainda mais difícil para as empresas de Lagos, em particular as de menor dimensão».