Homenagear a cultura
Celebrando o seu 44.º aniversário, incluindo a fase 1.º Acto – Clube de Teatro, em Algés, o Intervalo – Grupo de Teatro, está a homenagear, de 7 de 13 de Outubro, grandes figuras da cultura portuguesa, como Álvaro Cunhal, Carlos Alberto Moniz, António Chaínho, Rão Kyao, Norberto Barroca e Fernanda Lapa, com intervenções a cargo de convidados e recitais de grandes nomes da música portuguesa.
Sempre com entrada livre, mediante marcação, a semana termina com a peça «Mais vale rir do que chorar» (domingo, às 16h00), uma produção do Intervalo, que reúne duas obras-primas da comédia francesa: «O Chefe é um gajo porreiro!», de Courteline, e «Não andes nua pela casa!», de Feydeau, com encenação de Armando Caldas.
No sábado (dia 12, às 21.30 horas), no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, tem lugar uma intervenção de José Barata Moura sobre «Álvaro Cunhal – 100 anos de nascimento – exposição biográfica». A noite será ainda preenchida com a actuação do Coro Lopes Graça, dirigido pelo Maestro José Robert, e do pianista Fausto Neves.
Amanhã, sexta-feira, também às 21.30 horas, é a vez de Carlos Alberto Moniz ser homenageado, contando o momento com a intervenção de António Valdemar e a participação de Lúcia Moniz.
Hoje, à mesma hora, Correia da Fonseca fala de «António Chaínho – 50 anos de actividade musical», estando a segunda parte reservada para a participação artística da fadista Isabel Noronha.
Nos dias 7, 8 e 9 Fernanda Lapa, Norberto Barroca e Rão Kyao foram os homenageados por, respectivamente, Carmen Dolores, Maria Helena Serôdio e Luís Pedro Fonseca. Os momentos musicais estiveram a cargo de Janita Salomé e Vitorino (dia 7), Rui Veloso (dia 8) e Pedro Jóia e Ricardo Ribeiro (dia 9). Para além da iniciativa de sábado, todas as outras têm lugar no Auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.