Grécia detém chefes nazis

As autoridades gregas prenderam, no sábado, 28, o líder do partido neonazi «Aurora Dourada», Nikos Michaloliakos, e outros quatro deputados desta formação de extrema-direita.

No dia seguinte, um outro deputado contra o qual pendia igualmente um mandado de captura emitido pelo Tribunal Supremo, entregou-se à polícia de Atenas tendo permanecido sob detenção.

Ao todo foram já detidos 21 membros da «Aurora Dourada», suspeitos de pertencerem a uma organização criminosa. A procuradoria imputa-lhes a participação e direcção de vários crimes, nomeadamente o assassínio do músico de 34 anos, Pavlos Fyssas, dia 18 de Setembro, bem como outros ataques violentos contra imigrantes, de que resultou pelo menos uma morte, e contra militantes comunistas e activistas sindicais.

A abertura da investigação contra 33 membros do partido levou também à demissão de dois altos responsáveis da polícia e à suspensão de duas dezenas de oficiais, por suspeita de colaboração com a organização nazi.

Ainda no sábado, uma associação de militares reservistas das forças especiais (KEED) foi impedida realizar uma manifestação em Atenas, com o objectivo de exigir a demissão imediata do governo. A KEED exige a expulsão de todos os imigrantes, a anulação dos acordos com a troika e a criação de «tribunais especiais» para julgar os responsáveis pela crise.




Mais artigos de: Europa

Britânicos saem à rua

Mais de 50 mil pessoas, segundo estimativas da polícia, desfilaram, no domingo, 29, no centro de Manchester, contra os cortes nos serviços públicos e a privatização do serviço nacional de saúde.

Áustria mantém coligação

Os austríacos voltaram a dar a vitória aos sociais-democratas (SPO), nas legislativas de domingo, 29, que obtiveram 27,1 por cento, seguidos dos democratas-cristãos (OVP), com 23,8 por cento. Apesar da sua erosão eleitoral (em 2009, estes partidos obtiveram 29,3% e 26%, respectivamente), o...

Picasso e o pintor da construção civil

Portugal, 1997. O governo de turno, à época PS/Guterres, justificava as políticas e os «sacrifícios» então impostos ao povo como necessários à concretização do célebre e redentor desígnio nacional: a...