Escoceses pela independência

Milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 21, em Edimburgo, a favor da independência do território, que será submetida a referendo dentro de um ano.

Alex Salmond, líder do governo escocês e dirigente do partido nacionalista (SNP), favorável à independência, afirmou que o referendo de 18 de Setembro de 2014 representa «a oportunidade de uma vida».

«Somos uma geração de sorte. Para mudar a nossa comunidade para melhor, só temos que dizer uma palavra: sim».

Todavia, as sondagens indicam que apenas um terço dos 5,3 milhões de escoceses pretende votar a favor da independência.

Os partidários do «não» preferem que a Escócia continue a integrar o Reino Unido, que inclui ainda a Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte. 



Mais artigos de: Breves Europa

Madrid extingue organismos

O governo espanhol anunciou que vai intervir em 67 organismos públicos com vista a extinguir 53, mediante processos de fusão, dissolução ou liquidação. A medida apresentada, dia 20, pela vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría, permitirá uma...

Malparado histórico em Espanha

O crédito malparado em Espanha atingiu os 11,97 por cento em Julho, o nível mais alto desde que há registo destes dados. Segundo informou, dia 18, o Banco de Espanha, o crédito hipotecário de cobrança duvidosa é já de 5,16 por cento, enquanto o do sector dos...