CDU apresentou balanço das candidaturas

Inegável êxito político

Um maior número de listas apresentadas a municípios e freguesias e o envolvimento milhares de independentes no projecto autárquico da CDU, mostram um «inegável significado e êxito político» das candidaturas da Coligação PCP-PEV.

 

«A mais expressiva presença de candidaturas desde 1989»

Em balanço apresentado durante a Festa do Avante!, no qual estiveram presentes Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, acompanhado por membros do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), da Associação Intervenção Democrática (ID) e por vários candidatos da CDU, sublinhou-se a «mais expressiva presença de candidaturas desde 1989, traduzida em mais de 40 mil candidatos».

«Inegável significado e êxito político» mensurável pela «apresentação de candidaturas a 301 municípios – todos os municípios do Continente e da Região Autónoma da Madeira e 12 dos 19 municípios da Região Autónoma dos Açores –, e, sobretudo, a apresentação de 1733 listas às freguesias». Isto é, «a CDU estará presente em 2459 das freguesias existentes em 2009, mais 186 do que nessa data».

Para a Comissão Coordenadora da CDU, as listas confirmam «a Coligação como um espaço de participação e convergência democrática e intervenção unitária – que para lá das forças políticas que lhe dão suporte – Partido Comunista Português, PEV e ID – conta com uma significativa presença de candidatos independentes (mais de 12 mil que correspondem a mais de 35 por cento do total) empenhados em dar a sua contribuição a um projecto de rosto conhecido, com provas dadas e trabalho realizado».

A participação de milhares de homens, mulheres e jovens sem partido «desmente todos os que a propósito das Listas de Cidadãos Eleitores se apressam a transformá-las em listas de independentes quando, em muitos dos casos, são sobretudo veículos de projectos particulares, ambições pessoais ou mal disfarçadas candidaturas partidárias», e afirma «a distinta natureza de uma força política que sem esconder quem lhe dá suporte político e jurídico faz da empenhada participação de milhares de cidadãos independentes um acto responsável», salientou-se ainda.

Em destaque, também, «a presença de mulheres – 38 por cento, das quais 119 como cabeças de lista aos órgãos municipais».

«Mais do que em momentos anteriores o reforço da CDU é condição de uma melhor resolução dos problemas locais, de garantia de uma presença que também nas autarquias dará voz à defesa dos direitos das populações e à sua luta pelo direito ao emprego, ao salário, à saúde ou à educação, de reforço da possibilidade de derrotar a política de direita e concretizar uma política patriótica e de esquerda que assegure uma vida melhor num Portugal desenvolvido e soberano», concluiu-se.



Mais artigos de: Nacional

Centenário na Festa do L'Humanité

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal terão expressão na Festa do L'Humanité, que tem lugar em Paris no próximo fim-de-semana, em múltiplas homenagens. No stand do Avante!/PCP, situado na Village du Monde, estará patente uma...

Persistir na luta

Uma «Onda de luta contra a privatização dos CTT», promovida pelo SNTCT/CGTP-IN, teve início ontem, em Faro, e vai percorrer todo o País, em defesa dos Correios, como empresa pública, e do serviço público postal. A «onda» deverá terminar em...

Seixal ganha prémio Coubertin

A Câmara Municipal do Seixal foi agraciada esta terça-feira com o prémio «150 anos Pierre de Coubertin, Desporto como Escola de Vida», instituído pelo Comité Olímpico Internacional. A escolha, sob proposta do Comité Olímpico de Portugal, baseou-se no...