Editorial

GOVERNO DE DESASTRE NACIONAL

No discurso que proferiu no Pontal, no sábado passado, Passos Coelho fartou-se de falar de uns sinais positivos, anunciadores de um...
Opinião
Crónica Internacional

Encruzilhada...

Há dois anos e meio, no Egipto, um poderoso levantamento popular obrigou a Casa Branca a deixar cair um dos seus mais fiéis...
A talhe de foice

O nado-morto

Um cavalheiro identificado como presidente do PSD/Algarve decidiu que a «festa do Pontal» - realizada há dias em Quarteira,...
PCP

A mais bela Festa de Portugal

Daqui a duas semanas abrirão, pela 37.ª vez, as portas da mais bela Festa de Portugal: a Festa do Avante!. Bela, porque é concebida, construída, divulgada e tem o seu funcionamento assegurado por milhares de homens, mulheres e jovens que abraçaram a mais generosa e justa causa da humanidade – acabar com a exploração do homem pelo homem; construir na sua pátria o socialismo.

Actual

O dito e as calças

Entre o meio desolados e a outra metade desorientados assim varia, em analistas e governantes, o sentimento perante a dúvida nutrida...
Actual

A luta!

Tendo como pano de fundo as estatísticas do INE que dizem que Portugal se encontra, em termos de produção...
Em Foco

Governo sem futuro

O Governo pretende perpetuar a política «ao serviço dos grandes grupos económicos e da alta finança», sublinhou Jerónimo de Sousa, domingo, 18, em Mina de São Domingos. O secretário-geral do PCP acusou ainda Passos Coelho de reiterar «a postura de um governo fora da lei» ao insistir na «chantagem sobre o Tribunal Constitucional», salientou a importância da batalha autárquica e apelou ao reforço da CDU para acrescentar «força na luta por uma vida melhor num Portugal com futuro».

CDU em força nas grandes cidades

Com mais este suplemento, encerramos uma série de trabalhos, feitos um pouco por todo o País, para dar a conhecer o trabalho e a obra realizada pela CDU nas autarquias, bem como as lutas desenvolvidas pelos seus eleitos, com as populações, em defesa dos serviços públicos, das escolas, do ambiente, da saúde, dos tribunais, da água, das freguesias, dos direitos dos trabalhadores.

 

 

 



 


A CDU faz a diferença

Em Lisboa, como no País, a solução para os problemas não poderá vir de quem os criou, salienta João Ferreira, reafirmando que a CDU é a força que marcará a diferença na governação da cidade e apontando como bom resultado um reforço de posições da coligação, «preparada para disputar e para assumir todas as responsabilidades» que os eleitores lhe atribuam.

Mudar o Porto

No Porto, a CDU tem um património de intervenção e de conhecimento sustentados em anos e anos de trabalho junto das pessoas, com provas dadas ao nível da governação de importantes pelouros. Ao Avante!, Pedro Carvalho, cabeça de lista à Câmara Municipal, deu a conhecer o «projecto de esquerda» que responde às necessidades e aos seus problemas estruturais deste concelho, como o desemprego, a habitação, as acessibilidades, a perda de população e, entre outros, o encerramento de serviços públicos.

PCP

Fotobiografia é lançada hoje

O livro que reúne um conjunto sem precedentes de materiais iconográficos relacionados com a vida e obra de Álvaro Cunhal é apresentado publicamente às 18h00, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa.

Fotobiografia lançada hoje

O livro que reúne um conjunto sem precedentes de materiais iconográficos relacionados com a vida e obra de Álvaro Cunhal é apresentado publicamente às 18h00, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa.

Face cruel da política do Governo

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP alertou recentemente para o agravamento e alastramento dos problemas e das doenças do foro mental, no País e sobretudo na região Norte.

Falácias e propaganda

O PCP reagiu anteontem, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, às notícias avançadas nesse dia pelo...

PCP refuta acusações

Na sequência das acusações de «incitamento e promoção de actos de vandalismo» proferidas...
Trabalhadores

Luta dá força à Constituição

Os sindicatos insistem no apelo à luta, para que se cumpra a Constituição e os diplomas sobre o aumento do horário de trabalho e sobre a «requalificação» sejam devolvidos à procedência.

Handling de Lisboa parou

No feriado de 15 de Agosto os trabalhadores da SPdH fizeram greve, com muito elevados níveis de adesão, em protesto contra a penosidade e sucessivas alterações de horários e contra abusos no recurso a trabalho temporário.

Recessão à mostra

Os dados da estimativa rápida das Contas Nacionais, que o INE divulgou no dia 14, «indicam que a economia continua em recessão», apesar da variação positiva face ao trimestre anterior.

EDP em greve

Com «boa adesão, reconhecida até pela própria empresa», prossegue até amanhã a greve iniciada...

Em defesa dos CTT

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, SNTCT, e a Federação dos Sindicatos de...

Mais cortes?

A Fectrans pediu, na semana passada, para ser recebida pelo ministro da Economia e o secretário de Estado dos Transportes, para...

Ciclismo da US Lisboa

Inserido nas comemorações do 43.º aniversário da fundação da CGTP-IN, a União dos Sindicatos...
Assembleia da República

Alienar é crime contra as pessoas e o País

A luta em defesa dos Correios, do serviço postal público, dos direitos dos cidadãos, contra a privatização dos CTT, é uma luta que está de pé e vai continuar. Mais do que confiança, essa é a certeza de quem não abdica de estar na linha da frente em defesa de um serviço que é de toda a comunidade e que não pode ser alienado para satisfazer a gula de interesses privados.

Público é de todos

Sobre as dificuldades crescentes que os portugueses sentem no acesso aos serviços públicos - no serviço postal,...

Mobilização e luta

Ao encerrar de estações de Correios, à perda de qualidade de serviço, à postura...

Servir a oligarquia

Quem não duvida de que esta «cavalgada mais recente da política de direita» visa criar as condições...

As obrigações do Estado

A partilhar do reconhecimento de que o serviço postal é essencial às populações está a DECO,...

Sem desistências

Em Safara, Moura, o encerramento da estação de Correios é um tema que preocupa as pessoas vai para dois anos, como...
Nacional

Soluções para o futuro

Os 71 candidatos que compõem as listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro foram apresentados na sexta-feira. Para Álvaro Gaspar, mandatário da coligação, aquela «modesta mas significativa jornada de luta» foi «mais um passo na rota de vitória das próximas eleições autárquicas».

CDU reclama outra política

A CDU defende medidas de fundo que garantam o acesso à educação, à cultura, ao desporto, à participação na vida política e social e a uma infância e juventude dignas como direitos inalienáveis dos jovens.

A diferença necessária

Na presença de Jorge Sarabando e Paula Baptista, respectivamente cabeças de lista à Câmara (CM) e Assembleia...

Dez medidas para a mudança

No decorrer de uma intensa actividade de contacto directo com a população desde a apresentação pública,...

Nova sede em Alenquer

A CDU de Alenquer inaugurou, quinta-feira, a sua sede de campanha. Neste concelho, Carlos Areal e José...
Europa

Protestos travam «fracking»

Activistas ambientalistas e população da aldeia de Balcombe, a 30 quilómetros a Sul de Londres, resistem, há quase um mês, ao avanço da prospecção de gás de xisto na região. 

Lógica desumana

Num país que em que existem centenas de milhares de fogos desocupados, números recentes indicam um novo aumento da lista de espera para habitação social.

Dívida espanhola agrava-se

Dados do Banco de Espanha, publicados dia 16, revelam que a dívida total do Estado aumentou em Junho mais 6368 milhões de euros,...

Crise favorece Alemanha

A Alemanha economizará 40,9 mil milhões de euros no pagamento de juros entre 2010 e 2014, graças à queda das taxas...

O negócio do «social»

«Portugal pretende ser pioneiro para a construção de um paradigma de resposta social, numa parceria entre o Estado e as...
Internacional

Greve pára o país

Em 30 dos 32 departamentos territoriais da Colômbia iniciou-se esta segunda-feira, 19, uma paralisação nacional por tempo indeterminado que engloba desde produtores agrícolas a professores, de mineiros a médicos e demais trabalhadores do sector da saúde.

Temas

Português, escritor, comunista

Urbano Tavares Rodrigues é um escritor que marca a literatura portuguesa. Uma voz diferente, única, que se inscreve numa obra...
Argumentos
TVisto

O melhor de todos

Há já algum tempo que é geralmente referido como o melhor ministro do governo Passos Coelho. Sem que seja dito com...
Festa do Avante!

«Nas nossas mãos<br> os destinos das nossas vidas»

A citação é a adaptação de uma frase de Álvaro Cunhal e dá o mote, este ano, a um interessante projecto musical, promovido pela Juventude Comunista Portuguesa no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do histórico dirigente comunista, que será lançado na Cidade da Juventude da Festa do Avante!. Mas o que esta frase verdadeiramente expressa, como nenhuma outra, é a atitude dos jovens comunistas perante a vida e a luta: alegre, combativa, revolucionária, visando a transformação profunda da sociedade.

Aconteceu

Economia caiu 2 por cento

As estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas dia 14, indicam que a economia portuguesa voltou a registar, em...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP     22 de Agosto Lisboa...

A semana em resumo

Frases

“Ascetismo e austeridade pessoal! Na boca de quem tem a capacidade de legislar e que, em...