Marinha Grande e Braga

Construir a alternativa

Jerónimo de Sousa esteve na Marinha Grande no dia 18 a participar num grande jantar comício que contou com a combativa presença de cerca de 400 pessoas, muitas das quais jovens. Depois do representante da JCP ter referido os problemas e a luta dos estudantes e dos jovens trabalhadores, coube a Vítor Pereira acusar, em nome da Direcção da Organização Regional de Leiria, os sucessivos governos de terem provocado a destruição de parte significativa do tecido produtivo da região, com o encerramento de milhares de empresas, o aumento brutal do desemprego e da precariedade e a degradação dos salários e das pensões, bem como dos rendimentos dos agricultores e pescadores.

O dirigente regional do Partido valorizou ainda a resistência e a luta travada na região, dando o exemplo da BA Vidro, na Marinha Grande, onde os trabalhadores não aceitaram a retirada de direitos, e dos trabalhadores da empresa de plásticos Grandupla, que não aceitaram o despedimento colectivo. Inserida nesta luta, acrescentou Vítor Pereira, estão as próximas eleições autárquicas, que constituem uma importantíssima batalha na defesa das liberdades e do Poder Local Democrático.

A vitória da CDU na Marinha Grande, precisou, seria um contributo fundamental não só para a elevação da qualidade de vida da população como para a própria luta do Partido a nível nacional, pois este concelho será sempre um símbolo de resistência e defesa da liberdade e dos ideais democráticos e patrióticos do 25 de Abril.

Na sua intervenção, o Secretário-geral do Partido destacou também a importância desta batalha eleitoral, afirmando que o reforço da CDU nas autarquias é um elemento fundamental para a derrota do Governo e para retomar os valores de Abril: «Este é o grande desafio que temos pela frente, interromper este processo e garantir uma alternativa. Apressar com a luta do nosso povo a demissão de um Governo socialmente isolado e politicamente derrotado que procura desesperadamente agarrar-se ao poder. Um Governo e uma política fora da lei e em confronto com a Constituição da República que estão a impor, na prática, um verdadeiro estado de excepção, um Governo que há muito pôs em causa o regular funcionamento das instituições com o apoio activo e cúmplice do Presidente da República.»

Na véspera, em Braga, Jerónimo de Sousa teve oportunidade de encerrar na região a campanha do Partido «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda» num vibrante comício que encheu por completo o pavilhão da escola Sá de Miranda. Perante centenas de militantes e simpatizantes do PCP, o Secretário-geral reafirmou os eixos essenciais da política alternativa que o Partido propõe e corporiza, realçando que tal caminho alternativo está nas mãos dos trabalhadores e do povo trilhar, com a intensificação e multiplicação da sua luta organizada.

Antes, Carlos Almeida, da direcção regional, valorizou a luta dos trabalhadores e do povo do distrito, que irá contribuir para a derrota deste Governo e para a realização de eleições antecipadas, primeiro passo decisivo para a construção da política alternativa.



Mais artigos de: PCP

Congresso Álvaro Cunhal

«Álvaro Cunhal, o projecto comunista, Portugal e o Mundo de hoje» é o lema do Congresso que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nos dias 26 e 27 de Outubro.

Uma visita que vale a pena

A exposição evocativa da vida, pensamento e luta de Álvaro Cunhal, patente no Pátio da Galé até ao próximo dia 2, continua a atrair numerosos visitantes, que de lá saem mais conhecedores do exemplo e do legado desta fascinante personalidade da história...

Uma obra multifacetada

Prossegue por todo o País o imenso e diversificado programa de comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, promovido por organizações do Partido, autarquias, movimento sindical e associativo e mesmo por escolas. Pelo que revelam da diversidade e...

Apressar a demissão do Governo

O grande desafio que os comunistas e os trabalhadores têm pela frente é o de apressar com a luta do povo a demissão do Governo. Palavras de Jerónimo de Sousa, no domingo, em Baleizão, no comício de homenagem a Catarina Eufémia, assassinada há 59 anos. 

Defender a Siderurgia Nacional

O PCP repudia a ameaça da administração da Siderurgia Nacional de deslocalizar a produção para Espanha e exige que o Governo tome medidas para defender a empresa.

Intervir e organizar nas empresas

A intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho esteve em debate no dia 18, no cinema São Jorge, num plenário da Organização Regional de Lisboa do PCP. Na mesa estiveram, entre outros, Francisco Lopes, da Comissão Política e do...

Mais recessão

O PCP reagiu, através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 15, à divulgação pelo Instituto Nacional de Estatística, no mesmo dia, da primeira estimativa de evolução do PIB no primeiro trimestre do ano. Os dados apontam não só para uma...

Apresentação no Porto

Francisco Melo, membro do Comité Central e director das edições Avante!, e Jaime Toga, membro da Comissão Política do Comité Central e responsável pela Organização Regional do Porto do PCP, participaram na passada quinta-feira numa...