Potências tradicionais cortam na Defesa

Image 12994

Os cortes nas despesas militares dos países ricos ocidentais está na origem da diminuição nos gastos militares mundial, observado em 2012 face ao ano anterior, algo que ocorre pela primeira vez desde 1998.

Segundo o relatório do Instituto Internacional de Estudos da Paz (SIPRI, na sigla em inglês), que exclui a inflação, as despesas militares mundiais baixaram 0,5 por cento em relação a 2011, fixando-se em 1750 mil milhões de dólares (1330 mil milhões de euros) em 2012.

No entanto, no mesmo período, a China e a Rússia aumentaram os seus orçamentos da defesa, respectivamente em 7,8 e 16 por cento. Também no Médio Oriente e na Ásia as despesas militares aumentaram 8,4 e 3,3 por cento, respectivamente.

Como referiu o director do programa do SIPRI, Sam Perlo-Freeman, «somos testemunhas do que poderá ser o início de um movimento (...) das despesas militares mundiais dos países ricos ocidentais para as regiões emergentes».

O caso mais saliente verificou-se nos Estados Unidos onde as verbas para as despesas militares diminuíram seis por cento em 2012, estimando-se que esta tendência se mantenha no presente ano.

Apesar disso, os EUA e os membros da NATO continuam a ser responsáveis pela grande maioria dos gastos militares realizados no mundo. Só o orçamento norte-americano para a Defesa atingiu 682 mil milhões de dólares (520 mil milhões de euros), ou seja quatro vezes superior ao da China.



Mais artigos de: Aconteceu

Trabalho mais barato em Portugal

O custo do trabalho por hora em Portugal baixou 20 cêntimos em 2012, face a 2011, segundo dados do Eurostat que identificou no nosso País a segunda maior queda na União Europeia, a par de Espanha e apenas superada pela Grécia. Os números do gabinete de...

Hospitais poupam nos hemofílicos

A Associação Portuguesa de Hemofilia (APH) acusou, anteontem, terça-feira, os hospitais de reduzirem a dosagem dos medicamentos e obrigarem os doentes a deslocarem-se mais vezes para recolher a medicação. Aproveitando a passagem do Dia Mundial da Hemofilia, que ontem se assinalou, o...

Subnutrição afecta um quarto das crianças

Uma em cada quatro crianças menores de cinco anos sofre atrasos de crescimento devido a subnutrição crónica desde a gestação até aos dois anos de idade. Esta «face escondida da pobreza» atinge 165 milhões de crianças menores de cinco anos em...

Vaticano apoiou Pinochet

Entre os quase dois milhões de documentos divulgados na passada semana pelo site Wikileaks, encontram-se vários despachos diplomáticos dos Estados Unidos datados dos anos 70, que revelam a cumplicidade do Vaticano no golpe de Estado contra Salvador Allende no Chile (1973), bem como a sua...