Debates públicos
Os debates públicos que a CDU organiza em Lagos, na preparação da sua campanha e programa para as próximas eleições autárquicas locais, iniciaram-se a 6 de Abril. Trata-se de um ciclo de cinco debates quinzenais, abertos à discussão pública, de temas de relevante interesse municipal.
Os debates realizam-se no Clube Artístico Lacobrigense «Os Artistas», tendo o primeiro sido sob o tema «Participação dos cidadãos na vida do município», apresentado por Maria Luísa Teixeira e José Manuel Freire, e moderado por Ana Lúcia Soares.
As intervenções do público, interessadas e animadas, visaram muito particularmente a questão da total ausência, em Lagos, de informação municipal que não seja a do Balcão Virtual da Câmara Municipal, dificultando assim a formação de opinião fundamentada dos munícipes sobre as matérias que são postas, por força de lei, à discussão pública.
Foi assim reclamado, nesta matéria, que sejam concretizadas as insistentes propostas que a CDU tem feito, e sempre recusadas, de sessões prévias de esclarecimento da população sobre os assuntos a serem postos a discussão pública. Outro assunto foi que seja posto em prática o sistema de Orçamento Participativo, como a CDU tem proposto, e tem sido recusado.
Foram também focadas questões diversas de grande interesse, particularmente perante a gravidade da actual situação financeira do Município.
No final, foi anunciado o próximo debate, no mesmo local, este sábado, às 15.30 horas, com o tema «Finanças Municipais e o futuro do município», apresentado pelo economista Luís Reis e moderado por Maria Brites Nunes.