Farmácias abrem falência
Dez por cento do total de farmácias em Portugal estavam com acções de insolvência e penhora, entre o final de 2012 e o termo do primeiro trimestre de 2013, segundo revelou, a 31 de Março, a Associação Nacional de Farmácias (ANF).
Em comunicado, a ANF especifica que havia 279 farmácias nesta situação, das quais 78 com processos de insolvência (um aumento de 21,9 por cento em relação a Dezembro de 2012), e 201 com processos de penhora (um acréscimo de 14,2 por cento).
A Associação admite que 600 farmácias possam encerrar até ao final do ano e aponta como causa «o forte aumento na dificuldade de acesso da população aos medicamentos, o que constitui um verdadeiro problema de saúde pública».
«Apenas nos três primeiros meses de 2013 o mercado reduziu-se 11,9 por cento (menos 88,4 milhões de euros) e a despesa do Serviço Nacional de Saúde no ambulatório diminuiu 14,7 por cento (menos 47,0 milhões de euros)», lê-se no comunicado.