CDU reúne com o STAL
Os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Coimbra, Francisco Queirós e Manuel Rocha, respectivamente, reuniram, na passada semana, com uma delegação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), para dar a conhecer a intervenção da Coligação Democrática Unitária em defesa dos trabalhadores da autarquia e aprofundar o conhecimento sobre os seus problemas.
Segundo denunciou o STAL, em Coimbra tem havido uma redução de trabalhadores, estimando-se que faltem nos quadros da Câmara cerca de 150 trabalhadores, nomeadamente nos sectores operários (higiene, jardins e cemitérios).
Esta redução tem conduzido à alteração de horários de trabalho e ao recurso a horários ilegais. «A falta de pessoal conduziu, em muitos serviços, ao recurso ao trabalho extraordinário e à acumulação de dias de folga. Existem locais de trabalho onde os trabalhadores cumprem horários ilegais, dividindo folgas pela semana de trabalho, e em outros locais de trabalho fazem paragens de duas e três horas na jornada de trabalho», informou o Sindicato, que ainda alertou a CDU para a intenção de empresarialização da SMTUC – Transportes Urbanos de Coimbra.