A talhe de foice
Por Abril
Crónica Internacional
A luta continua!
PCP
O direito a não prescindir do exercício, luta e defesa dos direitos
O regime democrático tem sido, ao longo de mais de três décadas, sujeito a crescentes ataques por parte da política de direita. A denominada crise tem servido de justificação para a imposição de medidas inconstitucionais, que atacam os direitos dos trabalhadores e degradam as funções sociais do Estado, num processo de acentuação das desigualdades, de destruição de vidas e de comprometimento da soberania nacional.
Actual
Cartas de amor seguro
Actual
Levantem a vossa voz
Actual
Uma multinacional
Semana de lutas<br>segue em Março
Na tarde de sábado, dia 9, teve lugar em Lisboa «uma grande manifestação, a culminar uma semana de lutas, num quadro de forte unidade na acção», mas «esta luta não começou nem vai terminar aqui», garantiu José Manuel Oliveira, frente ao Parlamento.
Cartaz
Uma força viva, actuante e combativa
As comemorações do 92.º aniversário do PCP estão a revelar um colectivo coeso e mobilizado, preparado para os duros e decisivos combates que enfrentamos. Entre as múltiplas iniciativas realizadas no fim-de-semana destaca-se, pela sua dimensão e impacto, o comício na Maia e o almoço no Seixal, ambos com a participação de Jerónimo de Sousa.
Grande almoço no Seixal
O aniversário de um Partido maior
O 92.º aniversário do PCP está a ser assinalado em largas dezenas de iniciativas em que participam milhares de militantes e simpatizantes. O Partido está maior.
O homem, o intelectual, o artista, o militante
Os promotores e o conteúdo da sessão cultural evocativa de Álvaro Cunhal, que se realiza no dia 23 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, foram ontem tornados públicos.
Tempo de tomar partido
Quem participou, dia 6, no encontro com jovens inserido nas comemorações do centenário de Álvaro Cunhal e do aniversário do PCP, reforçou a confiança no êxito da luta dos comunistas.
A desindustrialização
Disponibilidade para lutar
A organização concelhia de Braga do PCP realizou no sábado a sua XII assembleia, traçando os objectivos políticos e organizativos para os próximos anos.
Resistir na Lisgráfica
Com a luta, mudar a vida das mulheres
Faleceu Ilídio Esteves
Por uma verdadeira ruptura
- Razões também dos utentes
- Dias de lutar
Melhorar os salários
Na primeira semana de Março multiplicaram-se as lutas em todos os sectores de actividade, fazendo crescer a «acção geral de protesto, proposta e luta» lançada pela CGTP-IN nas manifestações de 16 de Fevereiro.
- Novas acções
Revolta e esperança<br>pela igualdade
O Dia Internacional da Mulher foi assinalado pela CGTP-IN e o MDM em dezenas de cidades, como um dia que marca a luta das mulheres contra a exploração e a discriminação.
Milhares<br>da Administração Pública<br>protestam amanhã em Lisboa
Pensões agravadas<br>com OE 2013
Militares mostram indignação
Negócio de águas turvas
A «estratégia para o desenvolvimento do Porto de Lisboa» não serve nem a região nem o País. Este seria motivo para rejeição. Mas há mais: o Estado paga para dar lucro aos privados.
Governo condenado à derrota
O Secretário-geral do PCP acusa o primeiro-ministro de «roubar a esperança aos portugueses», mas confia que o povo português acabará por derrotar o Governo.
Pesar por Hugo Chávez
Conceito Estratégico de Defesa
Valorizar direitos das mulheres
O Parlamento aprovou, dia 8, com a abstenção do PSD e do CDS-PP e os votos favoráveis das outras bancadas, três projectos de resolução do PCP em defesa dos direitos das mulheres.
O lucro acima das pessoas
Um projecto singular
«Mais CDU significará mais força aos que não aceitam o rumo de desastre nacional» a que PS, PSD e CDS têm conduzido o País, afirmou Jerónimo de Sousa no acto público da CDU, realizado anteontem.
Com a Venezuela Bolivariana
Marcar a diferença na governação
Centenas de pessoas participaram, sexta-feira, na sessão pública de apresentação de João Ferreira como o cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa, que prometeu transformar a «vontade de mudança em projecto» e «o projecto em obra».
Pelo progresso e desenvolvimento
Reforçar a votação
No distrito de Setúbal, a CDU quer reforçar a sua votação em todos os órgãos autárquicos, para garantir a promoção da qualidade de vida da população, defender os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento e progresso da região.
Defender o Poder Local
O Encontro Regional de Aveiro da CDU, que se realizou no dia 2 de Março, ficou marcado pelo «horizonte ameaçador da destruição do Poder Local democrático, por acção das políticas de direita impostas pelo pacto de agressão».
«Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!»
Com o lema «Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!», a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assinalou os seus 35 anos de existência com um Encontro Comemorativo realizado, no dia 3, na Escola Superior Agrária de Coimbra.
Os 130 anos da Voz do Operário
Novo rumo para Braga
Ao serviço de Barcelos
URAP exige eleições
Razões de muitos milhões
«Contra o desemprego: seis milhões de razões. Por uma democracia participativa» – este foi o lema das manifestações realizadas no domingo, 10, em 60 cidades de Espanha.
Paz só com justiça
Após a queda do governo conservador de Janez Jansa, milhares de eslovenos saíram às ruas da capital Ljubljana, no sábado, 9, para exigir eleições e um novo rumo político.
Aulas nas praças
A resistência é um dever
Sede patronal ocupada
Sobre a «união bancária»
Entre a dor <br> e a determinação de vencer
Não sei se voltarei a viver a experiência sentida nestes dias, aqui em Caracas, por ocasião da despedida ao presidente Hugo Chávez.
Contestação nuclear no Japão
Os protestos contra a reactivação das centrais nucleares mostram que cada vez mais nipónicos rejeitam a energia atómica e exigem do governo resposta às consequências da catástrofe nuclear.