Solidariedade com a Venezuela
No dia 19 de Fevereiro, teve lugar no Clube dos Fenianos do Porto uma iniciativa de solidariedade para com a Revolução Bolivariana na Venezuela, promovida conjuntamente pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e pela PortoComCuba (PCC).
A iniciativa, na qual participaram cerca de 90 pessoas, iniciou-se com um momento musical, e contou com a presença de Ilda Figueiredo, do CPPC, de Gonçalo Duarte, da PCC, e de Danis Viloria, cônsul da República da Venezuela no Porto. Durante aos trabalhos, Ilda Figueiredo expôs aos presentes uma reflexão sobre a natureza do processo revolucionário na Venezuela e também a sua experiência pessoal quando, em visita àquele país, pode comprovar as conquistas atingidas ao nível da saúde, educação, saneamento, solidariedade social e melhoria do nível de vida em geral, bem como a firme resolução do povo da Venezuela em defender a sua Revolução. Ilda Figueiredo salientou ainda a importância deste processo para a evolução progressista a que se assiste na América Latina, sendo fundamental a colaboração entre os países pertencentes à ALBA (Aliança Bolivariana dos Povos da América Latina), com Cuba como impulsionadora.
Gonçalo Duarte tomou também a palavra, tendo saudado, em nome da PCC, o povo da Venezuela, na pessoa do seu representante, e sublinhado quão decisivo se constitui o empenho colectivo na superação dos obstáculos reaccionários e na prossecução dos objectivos sociais do programa político.
O cônsul da República Bolivariana reafirmou, por seu lado, a vontade em fortalecer cada vez mais os laços que unem o seu país aos amigos espalhados pelo mundo.
Antes do encerramento, com um fraternal Porto de Honra, foi ainda aprovada uma moção de apoio à Revolução Bolivariana.