Em nota de imprensa, a Câmara de Mora revelou ter atribuído, em 2012, um total de 21 mil euros em subsídios de apoio à natalidade, montante que corresponde ao nascimento de 25 bebés no concelho.
No ano passado, segundo o município, nasceram no concelho 13 primeiros filhos, sete segundos, dois terceiros, um quarto e dois quintos filhos.
No total, desde Outubro de 2004, quando lançou a sua política de apoio à natalidade, e até Dezembro de 2012, a Câmara de Mora já apoiou o nascimento de 186 crianças, tendo atribuído 141 500 euros em subsídios.
Destes 186 novos habitantes, a autarquia contabilizou 101 primeiros filhos, 43 segundos filhos, 15 terceiros filhos, três quartos filhos, e dois quintos filhos.
A Câmara subsidia os nascimentos no concelho com 500 euros para o primeiro filho, mil euros para o segundo e 1500 euros a partir do terceiro.
«A fixação das pessoas no concelho deve-se, sobretudo, às condições de desenvolvimento sustentado que a região atravessa, nomeadamente a consolidação da pequena indústria e o incremento do turismo», explica a autarquia.
As medidas camarárias no que respeita ao apoio à habitação jovem são outra das explicações apontadas pelo município. «O aumento dos postos de trabalho no comércio e restauração – a que a abertura do Fluviário não é alheia – é outro sinal para a fixação da população e também para a imigração de concelhos vizinhos», acrescenta a Câmara.