Editorial

A FORÇA DA LUTA ORGANIZADA

Chegaram mais aumentos: electricidade, gás, comunicações, água, transportes, combustíveis, portagens, taxas...
Opinião
PCP

É só fazer as contas

Neste novo ano que se inicia falemos de números, fortunas, exploração, recapitalizações, roubos e luta. No ano que passou, o tal ano da crise, dos sacrifícios para todos, em que era mesmo urgente e necessário apertar o cinto, eis que um punhado de indivíduos (os que não vivendo acima da suas possibilidades viveram certamente em cima das impossibilidades de muitos outros), viu o esforço dos outros ser amplamente recompensado nos seus bolsos.

A talhe de foice

O artigo 231

Este número do nosso jornal chega às bancas no mesmo dia em que, do outro lado do Atlântico, o povo da Venezuela enfrenta...
Actual

Direito <i>à la carte</i>

O Governo PSD/CDS parece cada vez mais convencido de que pode interpretar a seu belo prazer o conceito de Estado de direito, deixando claro...
Actual

Imperialismo e crime organizado

Há uma semana Jorge Cadima escrevia sobre a «velha banca» que branqueia capitais. Por uma curiosa coincidência, o...
Em Foco

Ano novo, preços altos

À brutal redução dos rendimentos da grande maioria dos portugueses, em resultado da entrada em vigor do Orçamento do Estado, junta-se neste início de ano o aumento generalizado dos preços de bens e serviços essenciais, acusou na semana passada o PCP.

Ofensiva exige acção intensa

Os órgãos dirigentes da CGTP-IN, reunidos logo após a entrada no novo ano, alertaram que «a ofensiva do grande capital é muito violenta, tem objectivos ambiciosos e impõe grandes exigências à intervenção do movimento sindical». Para dia 16 de Fevereiro, foi convocada uma jornada nacional, mas na recheada agenda das lutas destacam-se, ainda este mês, as manifestações nacionais de ferroviários e de professores.

PCP

Tarefa decisiva de todo o colectivo

De todas as medidas decididas pelo XIX Congresso para o reforço orgânico do Partido, o recrutamento de novos militantes assume uma importância particular.

O mais exaltante motivo de vida

Álvaro Cunhal aborda, no seu livro «O Partido com Paredes de Vidro», o tema da militância comunista, considerando-a a...

Congelar é reduzir

Os reformados, pensionistas e idosos estão a ser alvo de um novo ataque aos seus rendimentos, alerta o PCP, que acusa o Governo de esconder esta realidade atrás de mistificações.

Lucros privados, prejuízos públicos

A recapitalização do BANIF num valor superior a 1100 milhões de euros, decidida pelo Governo, revela uma vez mais a quem serve a tão falada «crise».

Trabalhadores

Greves passam de ano

As greves ao trabalho suplementar que não é pago conforme a contratação colectiva e a prática de décadas, nas empresas privadas e no sector público, fecharam o ano velho e prolongam-se em 2013.

Vigarice na média

O Governo deveria rever a legislação, para que a compensação por despedimento se baseasse no valor médio pago na Zona Euro, contrapôs a CGTP-IN, um dia depois da proposta de lei dar entrada na AR.

Opção gestionária a ganhar

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco deu razão aos trabalhadores e ao STAL/CGTP-IN, nos processos movidos em defesa...

Fraude em duodécimos

A proposta do Governo para pagamento de metade dos subsídios de férias e de Natal de 2013 em duodécimos, no sector...

Pelo emprego no bingo

Um protesto contra a falta de cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo com o Sindicato da Hotelaria do Norte, da CGTP-IN, teve...
Assembleia da República

Salvar bancos à custa do povo

A anunciada operação do Governo para o Banif é mais um negócio escandaloso que ilustra bem a natureza das suas opções e ao serviço de quem está a sua política.

Libertar o País das amarras

No virar do ano, o PCP voltou a insurgir-se contra o pacto de agressão, vendo nele «um resgate da banca e um sequestro do País e da democracia». Reiterou por isso que só a derrota deste Governo e desta política abre caminho à resolução dos actuais problemas e à construção de um futuro melhor.

Perpetuar a pobreza

A maioria PSD/CDS-PP chumbou as propostas de resolução do PCP e do BE com vista ao aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN), com o PS a abster-se sob a alegação de que o «espaço próprio» para discutir esta matéria é a Concertação Social.

Escândalo de bradar aos céus

O PCP insiste na necessidade absoluta de ouvir no Parlamento o ministro da Economia sobre o caso das contrapartidas relacionadas com a aquisição de submarinos aos alemães da Ferrostaal.

Um combate sem tréguas

A Assembleia da República aprovou recentemente, por unanimidade, a proposta de resolução do Governo que dá...
Nacional

Política contrária aos interesses dos portugueses

No encerramento do «Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações», o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) alertou que «o envelhecimento tem aumentado, de forma preocupante», calculando-se que, até 2050, os 27 estados-membros da União Europeia terão mais de 58 milhões de idosos.

Novas regras para exames nacionais

José Luís Ferreira, deputado de «Os Verdes», entregou, na Assembleia da República, uma pergunta em que questiona o Governo sobre os exames nacionais do 12.º ano, que penalizam os alunos dos cursos profissionais e do ensino artístico especializado.

Mora apoia a natalidade

Em nota de imprensa, a Câmara de Mora revelou ter atribuído, em 2012, um total de 21 mil euros em subsídios de apoio...
Europa

Recessão e mais dívida

O Instituto de Macroeconomia e Estudos Conjunturais (IMK), próximo dos sindicatos alemães, apresentou, na segunda-feira, 7, um estudo em que defende uma alteração de políticas para enfrentar a crise.

Crise e desemprego

A rede de lojas de música, filmes e livros Virgin, que emprega mais de mil pessoas em França, anunciou, dia 4, que apresentará um processo de insolvência.

400 anos para activistas curdos

O Sexto Alto Tribunal de Diyarkabir condenou, dia 3, 40 activistas curdos a pesadas penas de prisão por «pertença a...

Oposição a pão e água

O parlamento macedónio decidiu, dia 3, reduzir em dois terços os salários dos deputados da oposição, que...

O Tratado Orçamental

Entrou em vigor no primeiro dia do ano o Tratado sobre a Estabilidade, Coordenação e Governação na União...
Internacional

A Síria não se vergará

O presidente sírio, Bachar al-Assad, deixou claro, no domingo, 6, que o conflito sangrento não opõe o governo à oposição, mas a Síria aos seus inimigos, que desejam a divisão do país.

Uma questão de equidade

O presidente boliviano, Evo Morales, encerrou o ano com o anúncio da expropriação das acções da espanhola Iberdrola em duas distribuidoras de electricidade nas regiões de La Paz e Oruro.

Chile julga assassinos de Jara

A justiça chilena vai pedir aos EUA a extradição de Pedro Barrientos, residente na Florida e considerado o autor material...

Cuba lidera Américas

A taxa de mortalidade infantil em Cuba ficou abaixo de cinco por mil nados vivos em 2012, pelo quinto ano...

Tráfico humano

A exploração laboral tornou-se na primeira causa do tráfico de pessoas, revela um estudo divulgado, dia 4, pela...
Temas

O itinerário do défice <br>da nossa balança comercial de bens

A crise, para uns, é fruto da (des)regularização, dos excessos do mercado e da falha por parte dos bancos centrais de controle do sistema financeiro. Para outros, a crise emana da falta de ética de uns poucos, na convicção de que a ganância é um dos sete pecados mortais. Para outros, ainda, o mal dos males advém da globalização que, de tão perniciosa, só é comparável à Peste Negra que assolou a Europa na Idade Média. Para todos estes não é o conhecimento real do efeito predador do capitalismo, a sua irracionalidade e a sua essência anti-social que estão em causa, mas, apenas, alguns desvios meramente comportamentais de uns tantos bons rapazes.

Argumentos
TVisto

Libelo acusatório

Noite de Reis. A televisão transmite mais uma reportagem de refeição servida não só a pobres já...
Aconteceu

Fluviário contra a crise

Apesar da crise, as entradas no Fluviário de Mora vão ter uma ligeira descida este ano, com o...

Trabalho mal pago em França

Segundo noticiou a Agência France Press (AFP), cidadãos europeus, entre os quais portugueses, vão para a França...

Ouro para Messi

Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro FIFA. Uma vitória que deixou o internacional argentino «surpreendido». «Isto...

Carga fiscal elevada

Um estudo da consultora KPMG, citado pelo Diário Económico, revela que com o aumento do IRS e a aplicação da...

Reuniões e outras inicitivas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  Sexta-feira, 18...

A semana em resumo

Frases

“O que caracteriza este Governo é a defesa do Estado mínimo e a...