Japão
Outra central nuclear está construída sobre uma falha sísmica, revelaram as autoridades nipónicas para justificarem a prorrogação da suspenção da actividade da unidade produtora de energia situada em Higashidori, no Norte do país.
Antes, os peritos já haviam informado que a única central de reciclagem de combustível nuclear japonesa, também no Norte, se encontra construída sobre uma falha sísmica, colocando como possível a repetição de uma tragédia como a de Fukushima.
Paralelamente à realização de testes a todas as instalações nucleares do Japão, o Governo aprovou uma nova injecção de capital na ordem dos 90 mil milhões de euros no sistema financeiro, e decidiu manter as taxas de juro do Banco Central num máximo de 0,1 por cento.
Esta foi das últimas medidas tomadas pelo executivo liderado pelo primeiro-ministro Yoshihiko Noda, recentemente derrotado nas urnas pelo candidato do Partido Liberal Democrata de Shinzo Abe, o qual, no entanto, anunciou como uma das suas primeiras medidas a imposição de um orçamento extraordinário precisamente no valor dos fundos públicos agora entregues à banca.