HSBC

O banco britânico e as autoridades norte-americanas acordaram encerrar a investigação de lavagem de dinheiro mediante o pagamento pela instituição financeira de uma multa de de 1,5 mil milhões de euros. Segundo a EFE, que cita o New York Times e o Wall Street Journal, os fundos branqueados serão provenientes dos cartéis de droga mexicanos e do Irão.

De acordo com as referidas fontes, as transações envolvendo o Irão são as que mais preocupam a justiça dos EUA, que terá inclusivamente aplicado outras duas coimas recorde num total de cerca de 700 milhões de dólares ao britânico Standard Chartered, e quase o mesmo valor ao banco holandês ING por transaccionar com o Irão e com Cuba.

Multada em 1,5 mil milhões de dólares foi, ainda, uma filial japonesa do suíço UBS, que se declarou culpada de fraude no caso da manipulação de taxas interbancárias.



Mais artigos de: Breves Europa

Geórgia

Depois da guerra de 2008 e da ruptura diplomática com a Rússia, os dois países iniciaram as primeiras negociações directas. Antes da primeira ronda, o ministro dos Negócios Estrangeiros georgiano garantiu como certa a realização de encontros com diplomatas russos,...