Médicos protestam a Leste

Cerca de um terço dos es­ta­be­le­ci­mentos hos­pi­ta­lares da Re­pú­blica Checa pa­ra­li­saram sim­bo­li­ca­mente, dia 20, du­rante meia hora, num pro­testo contra os cortes or­ça­men­tais no sector da saúde, que foi se­guido em mais três países do Leste da Eu­ropa.

No mesmo dia, na Hun­gria, cerca de dez mil mé­dicos e ou­tros pro­fis­si­o­nais cum­priram igual­mente uma pa­ragem de meia hora. Na Po­lónia, de­zenas de mé­dicos ma­ni­fes­taram o seu des­con­ten­ta­mento frente ao Mi­nis­tério da tu­tela, en­quanto na Es­lo­vá­quia, mé­dicos, en­fer­meiros e au­xi­li­ares re­a­li­zaram ac­ções em vá­rias ci­dades contra a de­gra­dação das con­di­ções de tra­balho.

Se­gundo o sítio da Rádio Praga, as es­tru­turas sin­di­cais afirmam-se dis­postas a re­petir esta ex­pe­ri­ência de greve trans­fron­tei­riça.


Mais artigos de: Breves Europa

Pobreza infantil aumenta em Espanha

A pobreza infantil aumentou 45 por cento desde o início de 2007, reflectindo-se na multiplicação de casos de malnutrição, abandono escolar e dificuldades no acesso à saúde. Esta é a conclusão do estudo «O impacto da crise nas famílias e na...

Partido de Berlusconi afunda-se

O Partido do Povo da Liberdade, de Sílvio Berlusconi, conta apenas com 15,1 por cento das intenções de voto, enquanto o seu aliado Liga do Norte se fica pelos 6,2 por cento, segundo uma sondagem SWG. O inquérito dá a vitória ao Partido Democrático, com 26,7 por cento,...