O Grupo Parlamentar «Os Verdes» entregou, na Assembleia da República (AR), um Projecto de Lei visando repor a taxa do IVA na restauração nos 13 por cento. Os partidos da maioria chumbaram esta proposta.
Do dia 16, cerca de 700 empresários da restauração manifestaram-se junto à AR para reivindicar o que os ecologistas haviam proposto. Esta foi a primeira de um conjunto de iniciativas com que os empresários do sector pretendem sensibilizar o poder político para a sua situação económica resultante do aumento do IVA para os 23 por cento. Este protesto contou com a solidariedade da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) que, em Novembro de 2011, realizou um protesto nacional para exigir a redução do IVA da restauração e bebidas de 13 para oito por cento.
Na próxima segunda-feira, 29, a CPPME vai organizar uma concentração, das 21.30 às 24 horas, junto ao Ministério da Economia, no Largo de Camões, em Lisboa, contra o aumento da carga fiscal, a destruição do País, e em defesa da produção e mercado nacionais.