PCP saúda vitória do MPLA

Em men­sagem en­viada ao Co­mité Cen­tral do Mo­vi­mento Po­pular para a Li­ber­tação de An­gola (MPLA), o Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP en­de­reçou «ca­lo­rosas fe­li­ci­ta­ções pelos ex­pres­sivos re­sul­tados al­can­çados nas elei­ções re­a­li­zadas a 31 de Agosto», con­si­de­rando que «com esta vi­tória, o MPLA – que con­duziu a luta de li­ber­tação na­ci­onal contra o co­lo­ni­a­lismo e, pos­te­ri­or­mente, em de­fesa da so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­onal contra a agressão ex­terna e pela con­quista da paz – con­firma-se como a força em que os an­go­lanos con­fiam para dar res­posta às suas as­pi­ra­ções de paz e de pro­gresso so­cial».

«De­se­jamos-vos os me­lhores su­cessos para a vossa acção em prol da me­lhoria das con­di­ções de vida do povo an­go­lano e de uma An­gola so­be­rana, e ex­pres­samos-vos o nosso de­sejo de que se re­forcem as re­la­ções de ami­zade entre os nossos dois par­tidos no in­te­resse dos nossos povos e países», acres­centa-se na mis­siva.

Si­mul­ta­ne­a­mente, Je­ró­nimo de Sousa ma­ni­festou ao Pre­si­dente da Re­pú­blica de An­gola «votos de que o MPLA e o povo an­go­lano al­cancem os mai­ores êxitos no ca­minho do pro­gresso so­cial, da so­be­rania e da paz».

No texto di­ri­gido a José Edu­ardo dos Santos, o Se­cre­tário-geral do Par­tido re­a­firmou ainda «o em­penho do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês no re­forço das re­la­ções his­tó­ricas entre o PCP e o MPLA e em prol do de­sen­vol­vi­mento das re­la­ções de ami­zade e de co­o­pe­ração entre os nossos dois povos e países».



Mais artigos de: Internacional

Fim-de-semana negro

A morte de civis du­rante um bom­bar­de­a­mento da NATO e as perdas hu­manas e ma­te­riais das forças ocu­pantes fi­zeram deste fim-de-se­mana um dos mais ne­gros dos úl­timos anos no Afe­ga­nistão.

«Oposição» acusada de crimes

A alta co­mis­sária para os Di­reitos Hu­manos das Na­ções Unidas, a Human Rights Watch (HRW) e o re­lator da co­missão de inqué­rito da ONU para a Síria ad­mitem que a cha­mada «opo­sição síria» está a co­meter todo o tipo de bar­bá­ri­dades na cam­panha para der­rubar o go­verno de Bashar al-Assad.

Professores prosseguem luta

O Sindicato dos Professores de Chicago decidiu prolongar pelo menos até ao dia de hoje a greve iniciada no passado dia 10 e cumprida desde então por cerca de 29 mil profissionais. Em plenário realizado no domingo, 16, os cerca de 800 delegados sindicais acordaram realizar até ao final desta...

Povo na rua

Os dois partidos comunistas indianos e outras seis formações políticas democráticas, progressistas e de esquerda convocaram para hoje um protesto contra o aumento do preço dos combustíveis em 12 por cento e a limitação da quantidade de gás subsidiado por...

A exploração não tem cor

O 11.º Congresso da COSATU, a grande central sindical da África do Sul, está a decorrer desde o início da semana e termina hoje, quinta-feira, em Midrand, a Norte de Joanesburgo. Devem ser reeleitos os principais dirigentes da organização, entre os quais o...