População envelhece e mingua
Dentro de quatro décadas, um em cada três portugueses terá mais de 65 anos, ou seja, a percentagem de idosos no total da população portuguesa representará mais de 30 por cento, contra 19,1 actualmente.
Esta é a conclusão a que chegaram as demógrafas Maria Filomena Mendes e Maria João Valente Rosa, em diferentes projecções sobre a evolução da população portuguesa até 2050.
O estudo, apresentado no encontro internacional «Presente no Futuro – Os portugueses em 2030», realizado dias 14 e 15, no Centro Cultural de Belém, indica ainda que os 10,57 milhões de habitantes, contabilizados em 2010 no território nacional, descerão para 9,96 milhões, em 2030, e para 8,69 milhões, em 2050, isto caso a taxa de fecundidade aumente de 1,3 para 1,6 filhos por mulher.
Para o demógrafo norte-americano, Carl Haub, esta tendência, que se verifica em quase toda a Europa e em países desenvolvidos da Ásia, poderia facilmente ser contrariada pelo aumento da imigração. No entanto, constatou, a falta de empregos anula essa solução.
De resto, é também a crise económica que explica em grande parte os baixíssimos índices de natalidade. Como notou o especialista, o desemprego torna imprevisível o futuro dos jovens e faz com que adiem ou cancelem definitivamente os planos para terem filhos.