Partidos Comunistas e Operários
O Grupo de Trabalho dos Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários esteve reunido na segunda-feira em Lisboa para preparar o 14.º Encontro, que terá lugar entre 23 e 25 de Novembro em Beirute, no Líbano. Recebido pelo Partido Comunista Libanês, o encontro tem como lema Fortalecer a lutas contra a escalada agressiva imperialista, pela satisfação dos direitos e aspirações socio-económicas e democráticas dos povos, pelo socialismo.
Na reunião do Grupo de Trabalho (GT), acolhida pelo PCP, participaram todos os partidos que o integram e outros, que não sendo membros do GT, participam no processo dos encontros internacionais. No comunicado à imprensa saído da reunião salienta-se a análise aí feita sobre vários aspectos relativos à preparação do 14.º Encontro Internacional e valoriza-se a importância que este adquire «numa situação em que os povos enfrentam uma poderosa e multifacetada ofensiva do imperialismo».
Debruçando-se sobre a «profunda crise do capitalismo e da agudização das contradições do sistema», o grupo reafirmou a sua solidariedade para com os povos do continente europeu e sublinhou a «importância do fortalecimento da luta organizada dos trabalhadores contra as medidas e políticas assumidas quer pela direita, quer pela social-democracia». O movimento sindical de classe foi saudado pelo papel central que assume no «esclarecimento, organização e mobilização das massas trabalhadoras».
Num momento em que «grandes perigos para os trabalhadores e os povos e para a própria humanidade coexistem com reais potencialidades de desenvolvimentos progressistas e mesmo revolucionários», o grupo reafirmou que com o «fortalecimento das lutas pelas aspirações e direitos dos trabalhadores e dos povos é possível fazer recuar o imperialismo, alcançar conquistas de sentido antimonopolista e anti-imperialista e, com o envolvimento e participação criativa das massas trabalhadores e populares, avançar em direcção ao socialismo».