Um milhão de analfabetos
Quase um milhão de portugueses não tem qualquer nível de escolaridade, alertou a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), dia 8, data em que se assinalou o Dia Internacional da Alfabetização.
Em comunicado, a APEFA critica o «desinvestimento financeiro e político anacrónico do Governo na educação de adultos», chamando a atenção para «a chaga social» do analfabetismo em Portugal que atinge 10,6 por cento da população.
Citando dados da base de dados da PorData, a associação refere que cerca de 49,1 por cento da população com mais de 15 anos não possuí o 9.º ano de escolaridade e 25,5 por cento tem apenas o 1.º ciclo do Ensino Básico.
Quanto à educação de adultos, a APEFA aponta a uma «deficiente oferta de cursos», considerando «inadmissível o corte de 90 por cento de oferta face a 2010» e a quantidade de regiões sem cobertura.
Na mesma semana foi divulgado um estudo a nível europeu revelando que um em cada cinco jovens europeus de 15 anos e quase 75 milhões de adultos ainda não têm conhecimentos de base para ler e escrever.